Ribeirão Claro

Kiko Molini completa 40 anos de vida pública em Ribeirão Claro

A história de um funcionário exemplar e seu legado no município

Kiko Molini: “Continuo com muito orgulho fazendo parte da classe que administra, e que contribui para o desenvolvimento de Ribeirão Claro”
CRÉDITO: Célio Junior

Da Redação


O dia 01 de agosto tem história. Na verdade, são os 40 anos de história de Francisco Carlos Molini, conhecido como “Kiko Molini”, da sua atuação como funcionário do município de Ribeirão Claro.

Tudo começou no dia 01 de agosto de 1980, como chefe do Posto de Trânsito. Posteriormente, realizou seu sonho em ser prefeito da amada Pérola do Norte e transitou por diversos cargos, onde sempre contribuiu com a ascensão do município. No cargo de prefeito, investiu em uma gestão participativa, em parceria com a comunidade ribeirão-clarense, deixando seu legado.

Suas ações na época colaboraram, e ainda contribuem com o desenvolvimento e crescimento da cidade. Visionário, Kiko semeou diversos incentivos e hoje Ribeirão Claro colhe os avanços decorrentes de suas iniciativas.

Nascido e criado em Ribeirão Claro, Kiko Molini, de 63 anos, é casado com Ana Maria Baggio Molini, pai de Marcelo e João Victor Baggio Molini. Sua primeira função em cargo público foi durante a gestão do ex-prefeito Egídio Storti, conhecido como Nego Storti, onde atuou como chefe do Posto de Trânsito, e se orgulha em ter ajudado a demarcar as faixas pincel naquela época, junto aos colegas de trabalho.

Tempos depois, Kiko chegou ao cargo de secretário Municipal de Saúde – e atuou ativamente em proporcionar mais qualidade de vida para a comunidade.

Entre 1993 e 1996, Kiko ocupou uma cadeira no legislativo, foi vice-prefeito por dois mandatos (de 1997 a 2004) e, no ano de 2005 foi eleito a prefeito de Ribeirão Claro, ao lado de Celinha da Cachoeira – a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita na história da cidade.

Frente ao Executivo, Kiko foi o prefeito do Centenário de Ribeirão Claro (2008) e deu voz ao povo. “É um orgulho muito grande, em ser o primeiro funcionário em exercício a se tornar prefeito municipal, na história de Ribeirão Claro. Nos quatro anos de mandato, pude dividir com os colegas, seus anseios, necessidades e preocupações. A maior virtude é que procurei nestes quatro anos, trazer a paz e harmonia que todos esperam”, comemorou.

DESAFIOS – Para Kiko, o seu único desafio da gestão, era fazer o melhor. O seu primeiro ato como gestor foi fazer audiência pública em todos os bairros do município para atender as demandas da população. “Aquilo que a gente faz com amor não vemos como desafio. As pessoas tinham voz ativa. Muitas das ações e decisões tomadas foram em conjunto e continuo com muito orgulho fazendo parte dessa classe que administra, que toca, que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, relata.

SAAE – Na gestão do prefeito Geraldo Mauricio Araújo, ocupou o cargo de Diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no período entre 2009 e 2016. Frente ao SAAE, Kiko participou ativamente da modernização, expansão na rede, bem como da parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL-Santa Cruz) que gerou mais economia na captação de água.

Além disso, ele realizava visitas nas escolas periodicamente para conscientizar sobre a importância do uso racional dos recursos naturais. Kiko também criou um canal de comunicação (site) para proporcionar transparência e facilitar a emissão de documentos. “Nosso objetivo sempre foi entregar qualidade com custo acessível para a população e sempre buscamos ser o mais transparente possível”, disse.

CARREIRA – Kiko continua sendo funcionário de Ribeirão Claro e pretende continuar pelos próximos anos. “Sou imensamente grato por ter escrito uma página na história de Ribeirão Claro. Eu tenho muito orgulho em fazer parte desse grupo, dos funcionários do município”.

Prêmio “Prefeito Amigo da Criança”

Em 23 anos, menos de 700 prefeitos do Brasil foram reconhecidos, e Kiko Molini foi um deles
CRÉDITO: Arquivo Francisco Carlos Molini

O ex-prefeito, “Kiko Molini”, recebeu durante a gestão de 2005 a 2008 o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” realizado pela Fundação ABRINQ Pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao longo de 6 edições do prêmio, 10.080 prefeitos e prefeitas, em mais de 4.400 cidades brasileiras, participaram do programa, mas apenas 698 receberam o reconhecimento e “Kiko Molini” é um deles. “Na minha gestão, não tinha alunos fora das salas de aula, investimos na juventude, os estudantes tinham apostilas da Positivo. Foi muito gratificante ser reconhecido pelo meu trabalho”, relembrou.

A Fundação Abrinq tem como objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas à defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas em prol da infância e adolescência.

Programa “Água para Todos” beneficia mais de 300 famílias

“Kiko Molini” comemorando com os moradores a chegada da água na zona rural
CRÉDITOS: Arquivo Francisco Carlos Molini
Central foi montada para distribuir água para a região de comunidades rurais

Um dos maiores problemas que “Kiko Molini” enfrentou durante sua gestão como prefeito de Ribeirão Claro, foi a falta de água em várias comunidades rurais. Por isso, criou o “Programa Água para Todos”, que resolveu o problema de mais de 230 famílias dos bairros: Três Corações, Abreus, Campo Alegre, Bairros dos Oliveira, São Sebastião, Ribeirão do Meio e Sasdelli.

O ex-prefeito detalha que foi uma satisfação imensa poder ajudar centenas de famílias que por anos sofreram com a escassez de água. Com essa melhoria, é possível avaliar os avanços dessas comunidades e o bem-estar de seus moradores.

Instalação da Integrada Cooperativa Agroindustrial

Antes e depois da Integrada Cooperativa Agroindustrial
CRÉDITO: Arquivo pessoal

Entre 2005 e 2008, “Kiko Molini” durante sua gestão, viabilizou a instalação de uma unidade da Integrada Cooperativa Agroindustrial, quando Ribeirão Claro já produzia muito café. Esse potencial cafeeiro, despertou o interesse da empresa em instalar uma unidade no município.

A Integrada foi fundada em Londrina (PR), no dia 6 de dezembro de 1995, por um grupo de agricultores confiantes no sistema cooperativista e está em constante expansão.

Com mais de duas décadas de existência, a Integrada se tornou uma das principais cooperativas do Brasil, com mais de 64 unidades de recebimento distribuídas em diversas regiões do Paraná e São Paulo.

A Integrada também foi classificada como uma das 10 Melhores Empresas para se trabalhar no Paraná pelo Instituto GPTW.

Pavimentação de estrada turística

Foram aproximadamente 10 mil metros de asfalto
CRÉDITO: Arquivo Pessoal

A pavimentação do trecho que dá acesso ao empreendimento Tayaya Resort, em Ribeirão Claro, também contabiliza uma das ações realizadas na gestão do ex-prefeito Kiko “Molini”. A obra foi realizada em parceria com empresários e proprietários rurais. Foram aproximadamente 10 mil metros de asfalto.

Hoje, a estrada é uma das mais acessadas para visitação nos pontos turísticos como Recanto da Cascata, onde há um belíssimo empreendimento às margens de duas cachoeiras. E também acesso ao Tayaya Resort, que é um dos maiores empreendimentos de Ribeirão Claro, considerado pela Tripadvisor o hotel número 1 da cidade. “Nossa cidade tem muito potencial turístico e desde a minha gestão busquei apoiar e investir pensando no crescimento da cidade”, comentou o ex-prefeito.

Deixe um Comentário