Educação Ribeirão do Pinhal

Jovens participam de palestra sobre os perigos das drogas

Evento aconteceu na terça-feira (25) e reuniu cerca 500 pessoas no Centro Cultural

Da Assessoria


Palestra sobre os perigos das drogas lotou o Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal
CRÉDITO: Divulgação

Cerca de 500 adolescentes com idades entre 13 e 18 anos participaram na terça-feira (25), no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal, da palestra: ‘Drogas: efeitos nocivos e legislação’, ministrada pelo delegado da Polícia Civil, Tristão Antônio Borborema de Carvalho. O evento foi a primeira atividade promovida pelo Conselho Municipal de Combate às Drogas com objetivo de alertar os jovens sobre os malefícios do uso das drogas lícitas (cigarro e bebidas alcoólicas) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, entre outras), abordando o tema de forma objetiva.  

Tristão de Carvalho falou sobre os tipos de droga e abordou pontos importantes da legislação. Ele explicou aos adolescentes como a droga é um subterfúgio da autoestima, que pode trazer graves consequências aos usuários. “Infelizmente, pelas transformações vividas na fase da adolescência, com novo senso de responsabilidade, competição, necessidade de aceitação em grupo e falsa perspectiva de independência é um período de maior vulnerabilidade. No entanto, o que é vendido como liberdade e forma de prazer fugaz é uma fuga covarde da nova realidade que descortina a incapacidade de lidar com as perdas e frustrações. A maior experiência é não usá-las”, orienta Carvalho.

Palestra sobre os perigos das drogas lotou o Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal
CRÉDITO: Divulgação

A plateia formada por alunos e professores do 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Hermínia Lupion, Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, Colégio Estadual do Campo Jorgina Batista de Paula e Colégio Univérsitas assistiu à palestra ministrada em dois turnos: manhã e tarde.  

Para o diretor do Colégio Estadual Hermínia Lupion, Adão Schmidt Papi, o trabalho preventivo é de suma importância para os alunos. “Na sociedade de hoje, proporcionar informações tão importantes aos nossos alunos através de pessoas com o conhecimento do doutor Tristão é formidável. Eles (alunos) são orientados sobre a realidade e como lidar com o problema”, ponderou.

O prefeito Wagner Martins (PSD) parabenizou a organização do evento, e colocou todas as secretarias municipais à disposição do Conselho de Combate às Drogas. “Essa foi a primeira ação do Conselho criado para deliberar políticas sobre o combate às drogas, e a prefeitura é parceira no que for preciso para que mais iniciativas semelhantes sejam realizadas”, disse Martins.

O presidente do Conselho Municipal de Combate às Drogas, Anderson de Assis Costa, testemunhou sobre a própria vida falando aos jovens da superação do vício das drogas. “Eu era de uma família boa, mas procurei caminhos que quase acabaram comigo. Somente quando me voltei para Deus verdadeiramente eu me libertei e retomei a minha vida”, assinalou Costa prosseguindo. “Todos os que conviveram comigo nessa época estão presos ou morreram. Agora tenho a minha empresa, minha família e quero trabalhar para ajudar outros jovens a não correr risco de cometer os mesmos erros que eu. Vocês precisam pegar tudo o que foi falado hoje aqui e levar para a vida, não deixem que as drogas lhes roubarem o direito de escolha”, frisou Costa.
A próxima atividade do Conselho de Combate às Drogas será um concurso de paródias para as crianças e jovens de Ribeirão do Pinhal, com músicas preventivas e educativas sobre o tema. O regulamento, data e demais informações serão divulgadas em breve.

Deixe um Comentário