Norte Pioneiro

Joaquim Távora e Guapirama têm melhores desempenhos no Ideb do Norte Pioneiro

Municípios atingiram índices superior a 7.0 e ganham destaque no desenvolvimento das séries iniciais do Ensino Fundamental

Joaquim  Távora obteve o melhor resultado entre os municípios da região: 7,7
CRÉDITO: ARQUIVO

JOAQUIM TÁVORA – Da Redação


Os municípios de Joaquim Távora e Guapirama tiveram melhor desempenho da região, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019. O resultado do estudo foi apresentado nesta terça-feira, 15, pelo Ministério da Educação (MEC) e aponta que 74% dos municípios do Norte Pioneiro atingiram as metas definidas para 2019.

Criado em 2007, o Ideb é um indicador para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas, sendo realizado a cada dois anos. A média regional do Norte Pioneiro foi de 6,4, acima da média nacional que foi de 5,8. Em um comparativo de 10 anos, a região teve um acréscimo de 1,3 desde 2009. Já a média do Estado do Paraná, foi de 6,8, considerado o melhor desempenho do Brasil.

O índice mais alto dos 26 municípios do Norte Pioneiro foi o de Joaquim Távora, 7,7 – o melhor desempenho da região. Apesar do resultado expressivo dentre os demais municípios, Joaquim Távora ficou estagnado, pois já tinha obtido esse resultado no Ideb de 2017.

Na segunda colocação do ranking dos municípios, Guapirama obteve o segundo índice mais alto, 7,4, um acréscimo de 0,3 no desenvolvimento da educação básica comparado ao ano de 2017.

Dos 26 municípios, cinco deles que tiveram redução no Ideb de 2019: Jacarezinho, cidade polo estudantil da região teve queda 5,1 para 5,0, ficando abaixo da média nacional. Conselheiro Mairinck, passou de 6,1 para 5,3, Quatiguá, teve queda de 7,5 para 7,3 e Ribeirão do Pinhal diminuiu de 6,7 para 6,6.

Deixe um Comentário