Jacarezinho

Jacarezinho pode ter mais de mil casos de dengue

São 505 casos confirmados e outros 600 pessoas com suspeita de ter contraído a doença 

Até funcionários do IAT de Jacarezinho fizeram mutirão para evitar a proliferação do aedes
CREDITO: PORTA CIDADE DE JACAREZNHO

Da Redação 


A epidemia de dengue que assola Jacarezinho continua a ter significativos aumentos no número de casos de pacientes que contraíram ou são suspeitos de terem a doença. Segundo o boletim epidemiológico do governo do Estado desta semana, o município pode já ter chegado aos mil casos, uma vez que são 505 confirmados e outros 600 em investigação. 

Se por um lado os casos confirmados tiveram o menor aumento no espaço de uma semana durante 2020, por outro, o número de pacientes em investigação aumentou drasticamente. Na semana passada eram 493 confirmados e 383 aguardando resultado dos exames laboratoriais. Nesta semana são 505 confirmados e 600 em análise. Desta forma o próximo boletim epidemiológico pode trazer um novo aumento volumoso nos casos já confirmados. 

Pelo menos nesta semana o número de casos confirmados não seguiu a escalada de crescimento que vinha registrando ininterruptamente desde o fim de dezembro do ano passado. Na semana passada foram 151 novos casos, enquanto nesta semana foram 12. 

REGIÃO

Ainda segundo o governo do Estado, entre os 22 municípios que de abrangência da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, há ainda casos de dengue confirmados em Barra do Jacaré, Cambará, Figueira, Joaquim Távora, Santo Antônio da Platina, Tomazina e Wenceslau Braz. 

A situação mais preocupante, porém, é em Santo Antônio da Platina, onde uma adolescente morreu na semana passada com suspeita de dengue. Sofia Altvater, de 15 anos, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Saúde na noite da terça-feira passada (12), com quadro de hipotensão (pressão baixa). Durante a madrugada a paciente teria convulsionado ao menos quatro vezes e posteriormente exames revelaram um derrame no pericárdio (acúmulo anormal de fluido entre as membranas que envolvem o coração) No dia seguinte, pela manhã, a jovem foi transferida para o Hospital de Arapongas, onde, conforme a família, a adolescente faleceu na noite de quarta-feira. 

Nesta semana a secretaria de Saúde do município confirmou que são 44 casos de dengue confirmados no município, número quase três vezes maior que na semana anterior. 

SARAMPO

Outra preocupação pertinente na região é o sarampo, porém com uma situação amena se comparada com a dengue. Hoje a 19ª Regional de Saúde contabiliza 13 casos confirmados na região, sendo sete em Jacarezinho e seis em Carlópolis, praticamente mantendo os números das semanas anteriores e mostrando uma estabilização no quadro da doença. 

Além desses dois municípios onde já existe a confirmação de casos de sarampo, há ainda pacientes com suspeita da doença em Cambará, Ibaiti e Quatiguá. 

Deixe um Comentário