Jacarezinho

Jacarezinho monta bases para desenvolvimento sustentável

Secretaria elabora planejamento de longo prazo, independente de quem venha administrar os destinos do município

Novo Parque Industrial de Jacarezinho tem área com pouco mais de quatro alqueires às margens da BR-153
CRÉDITO: Divulgação

Da Redação com Assessoria


Jacarezinho – Em um momento histórico complexo, em que o País vive grandes transformações, a estratégia adotada pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços de Jacarezinho (Sinturs), é de preparar o terreno e montar as bases para o desenvolvimento sustentável do Município. Todas essas áreas são trabalhadas pela pasta com o objetivo maior de gerar empregos, renda, conhecimento e valores para a comunidade em geral. Esta é a diretriz apontada pelo prefeito Sérgio Faria, ou Dr. Sérgio (DEM), que administra o Município desde 2013.  

Afinado com o Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial, o secretário Homero Pavan Filho vem elaborando um planejamento de longo prazo que possa ser aplicado nos próximos anos, independentemente de quem venha a administrar Jacarezinho a partir das eleições do ano que vem. A julgar pela repercussão de sua fala na sessão da Câmara Municipal realizada na sessão do dia 12, o caminho que está sendo percorrido conta com o apoio unânime do Legislativo.

“Seguimos a agenda proposta pelo SEBRAE, com cursos, palestras e consultorias às empresas, ao mesmo tempo em que cuidamos das crianças com o programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos – JEPP – em todas as escolas da rede municipal. Trabalha-se o empreendedorismo com professores e alunos da rede pública em todas as escolas, numa grande parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes”, destaca Pavan.

Jacarezinho integra a Atunorpi (municípios turísticos) e Angra Doce, o Programa Cidade Empreendedora (Sebrae), o Comitê para a Melhoria do Ambiente de Negócios (Desenvolvimento Regional), o Sistema Regional de Inovação e o Programa Cafés Especiais do Norte Pioneiro. 

“Sediamos duas feiras – Ficafé e GeniusCon – sendo a primeira direcionada ao Agronegócio e a segunda à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo nas instituições de ensino. A Prefeitura investe recursos nesses dois grandes eventos de negócios”, assinala. Graças ao esforço de todos os parceiros, criamos o primeiro Fundo Municipal de Inovação Tecnológica da região, legalmente constituído e com CNPJ próprio. Viabilizamos a 1ª Trilha de Inovação de Jacarezinho fora do IFPR, que já tinha a sua. As Trilhas são encontros onde jovens empreendedores apresentam suas ideias de produtos ou serviços e recebem noções básicas de plano de negócio. As melhores iniciativas são convidadas a participar da GeniusCon, que este ano acontece de 9 a 11 de outubro,  no Centro de Eventos”, explica.

Jacarezinho tem Sala do Empreendedor, onde atende mais de 2 mil microempreendedores individuais, e que tem sido premiada pelo Sebrae devido à qualidade de seu atendimento e estrutura.

Parque Industrial

Uma permuta de terrenos com a Canapar proporcionou ao Município uma área com pouco mais de quatro alqueires, onde será instalado o novo Parque Industrial da cidade, às margens da BR-153.  Na quarta-feira (14), quando esteve em Curitiba para assinar a prorrogação de um convênio junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dr. Sérgio protocolou uma carta consulta junto à SEDU/Paranacidade solicitando um financiamento para implantar a infraestrutura necessária – água, esgoto, iluminação, galerias pluviais e pavimentação. A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Mauro Moraes, que está intermediando a liberação dos recursos, além de todos os nove vereadores do Município. “Queremos que as empresas interessadas em investir aqui tenham toda a facilidade de instalação, em condições propícias ao seu bom desempenho”, comenta o Prefeito.

Compra Jacarezinho

O programa Compra Jacarezinho visa utilizar as compras realizadas anualmente pela Prefeitura num primeiro momento, e de todos os órgãos públicos aqui existentes numa segunda etapa, como ferramenta para impulsionar o comércio e os prestadores de serviços de Jacarezinho. A prefeitura mais rapidamente paga suas compras e aquisições em toda a região, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Jacarezinho é um excelente cliente. Utilizando os recursos que todo ano são gastos pela prefeitura em compras de empresas de Jacarezinho, isso faz com que esse dinheiro circule na economia local e ajude a melhorar o faturamento e a lucratividade das empresas locais.

Todas essas ações, algumas em parceria com outros municípios, fez com que Jacarezinho fosse finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor este ano. Apesar de não levar o prêmio, o prefeito Dr. Sérgio ficou satisfeito por representar o Sistema Regional de Inovação (SRI) e constar entre as três melhores iniciativas em Cooperação Intermunicipal do Paraná. “Creio que vamos entregar a cidade em melhores condições ao nosso sucessor, especialmente nesse setor econômico” finaliza Dr. Sérgio.

Comitê gestor

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial trabalha em sintonia com as empresas, representadas pela ACIJA, Câmara da Mulher Empresária, Sindicato Rural e Agrojac, com entidades de serviços – SEBRAE, SESC, SENAC, com instituições financeiras – Agência de Fomento do Paraná, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi, com órgãos públicos, Agência do Trabalhar, Junta Comercial, Bombeiros, Correios, Vigilância Sanitária, PROCON, com representantes das igrejas – Ordem dos Pastores, Mitra Diocesana, com instituições de ensino – UENP, IFPR, além de Associações como a dos Jipeiros e Comitivas de Cavalgadas.


Localização privilegiada e estruturada

Dr. Sérgio solicitou recursos para infraestruturas ao deputado Mauro Moraes

A área onde será instalado o Distrito Industrial está localizada às margens da BR-153, onde funcionou por muitos anos a sede da Canapar. Em um ponto estratégico, próximo ao centro urbano e à rodovia, o terreno poderá abrigar até 66 empresas em lotes a partir de 1.000 m². “É um longo processo, iniciado em 2013 pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial de Jacarezinho, e que teve a etapa burocrática concluída este ano”, explica o secretário do Comércio e Indústria, Homero Pavan. “Conseguimos adquirir a área por meio de uma permuta, autorizada pela Câmara Municipal no final de 2015. Com as infraestruturas concluídas, os lotes serão vendidos a preço de custo aos empreendedores”, informa o Secretário.

A Licença de Instalação é necessária para aprovação dos projetos de infraestrutura, especialmente água e esgoto, junto à Sanepar, e energia elétrica, junto à CPFL. Também é necessária para aprovação do loteamento na Prefeitura. “Agora já estamos com o loteamento registrado no Cartório de Imóveis. Os projetos foram elaborados pelo engenheiro civil Cláudio Chomiski, de Siqueira Campos, consultor credenciado do Sebrae/PR”, destaca Pavan.

Com larga experiência na área – ocupou o cargo de diretor de Indústria e Comércio por 24 anos – Chomiski aposta na localização da área como fator de atração de novas empresas. “É uma iniciativa importante para geração de emprego e renda aos jacarezinhenses. A comercialização dos lotes será avaliada por uma Comissão especialmente constituída para essa finalidade, com representantes da Associação Comercial e do Sebrae, além de representantes do Poder Executivo Municipal”, explica.

O Prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio, Democratas), responde às necessidades de geração de emprego com um empreendimento que deverá marcar a história do Município. “Iniciativas semelhantes foram iniciadas no passado, mas sem o planejamento e os projetos elaborados por especialistas, como o Sebrae e o engenheiro Chomiski. Depois que o Município fizer sua parte, vamos implantar as infraestruturas e divulgar para que os empresários venham investir em Jacarezinho, num local planejado e estruturado”, conclui.

Deixe um Comentário