Jacarezinho

Jacarezinho estuda adoção de ciclofaixa

Solicitação à prefeitura foi realizada pelo presidente da Câmara de Vereadores Fúlvio Boberg

Marcos JuniorJacarezinho


O município de Jacarezinho deverá contar com ciclofaixa, conforme informação repassada, na última semana, à Câmara de Vereadores, pela Secretaria de Gabinete da Prefeitura. A solicitação havia sido feita pelo vereador Fúlvio Boberg (MDB) no início deste ano

A adoção de ciclovias e ciclofaixas é uma tendência que ganha corpo nos últimos anos em todo país e Jacarezinho, na avaliação de Boberg, não é diferente. “A utilização da bicicleta como meio de transporte, esporte ou lazer é uma tendência mundial e precisamos disponibilizar à população este meio de locomoção”, assinala o vereador.

No ofício enviado pela prefeitura, o secretário de Conservação Urbana, José Antônio Costa, informou que o projeto ainda não existe, mas vai ser incluído no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Após a inserção no plano, será executada a ciclofaixa e estudos de viabilidade da implantação de ciclovia. “A obtenção de recursos deverá ocorrer por meio de financiamento pelo Programa de Apoio à Ação de Mobilidade Urbana, criado pelo Ministério das Cidades”, informa Costa.

“É importante verificar que são realizadas várias campanhas de incentivo à prática do esporte, saúde, cultura e segurança pública. Esta medida resgataria o encontro da família e a sua convivência com a natureza, visando o aprimoramento da qualidade de vida”, comenta o vereador Fúlvio Boberg.

Diferenças

A ciclovia é um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. É o modo mais seguro, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos.  

Essa separação pode se dar através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo. Esse tipo de segregação é encontrado em avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do rápido e intenso trânsito.

Já a ciclofaixa não tem separação física. Ela é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. Está é indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada. 

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