Jacarezinho

Jacarezinho confirma quatro novos casos de coronavírus

São três profissionais da área da saúde infectados pela doença desde o começo da pandemia de um total de seis casos confirmados

Da Redação 


O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Jacarezinho confirmou na tarde desta quinta-feira (21) o registro de mais quatro novos casos de pacientes diagnosticados com a doença. No total são seis moradores de Jacarezinho que testaram positivo para Covid-19. 

Uma transmissão ao vivo no perfil nas redes sociais da prefeitura de Jacarezinho confirmou os dados, além de dar algumas outras informações. Participaram da transmissão ao vivo o prefeito local, Sérgio Eduardo de Farias, o Dr. Sérgio (DEM), o presidente do comitê, Dr Nílton de Souza, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Nascimento, e a chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Suelene Manfré. 

O boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde ainda aponta para 156 casos descartados, ou seja, que testaram negativo para a doença, e outros oito aguardando o resultado dos exames para confirmar ou descartar o contágio. 

Chama atenção o fato de que dois dos novos casos, além do primeiro registrado no município (que já se recuperou da doença), são profissionais da saúde. Desta forma, metade dos casos registrados em Jacarezinho são de servidores ligados ao setor de saúde pública. 

Os quatro novos casos estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pelas equipes da secretaria municipal de Saúde. Existe ainda o monitoramento a pessoas que tiveram contato com eles, devendo ser igualmente testados e isolados se apresentarem algum sintoma da Covid-19. 

FLEXIBILIZAÇÃO 

Há algumas semanas o município tem adotado medidas de flexibilização das ações restritivas e preventivas à proliferação da Covid-19. Entre outras, houve ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos que atuam no período noturno e liberação de atividades religiosas e funcionamento de academia – embora muitas das igrejas no município tenham optado por não retomar cultos e missas. 

Agora, porém, é possível que algumas dessas medidas de flexibilização sejam revistas à partir da semana que vem caso novos casos surjam no município. 

DENÚNCIA

Por mais de uma vez moradores de Jacarezinho entraram em contato com a Tribuna do Vale para denunciar um suposto grande número de pessoas que insiste em não usar máscaras, desrespeitando a lei estadual que determina a obrigatoriedade das máscaras em todos espaços públicos e estabelecimentos comerciais de qualquer origem. 

“Anda na Avenida Brasil e na Avenida Manoel Ribas, ou em vilas, depois das 17h e vai ver gente fazendo caminhada, parado em bar, em posto de combustível, enfim, tudo sem máscara. É como se não houvesse a pandemia. E a culpa não é dos comércios não, porque comerciantes usam e pedem para usar máscara, a culpa é do povo mesmo, que é teimoso”, afirma uma das denúncias. 

Deixe um Comentário