Jaboti

Jaboti registrou o maior crescimento no setor de saúde do Brasil nos últimos 8 anos

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) aponta que o município saltou do 2.761º lugar no ranking nacional e 337º colocação no Paraná para 57º no Brasil e 14º no estado

Agência Criativa – David Batista


O pequeno município de Jaboti encravado no Norte Pioneiro do estado, com aproximadamente 5.800 habitantes, ocupou as manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil, por ser considerado o município brasileiro que mais avançou positivamente no setor de saúde no Brasil, nos últimos 7 anos. A visão do administrador público, nesta questão não é levada em consideração, porém fez adiferença.

O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico da quase totalidade dos 5.570 municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A metodologia da Firjan possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município, no caso específico Jaboti, decorrente da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Desde 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais.

Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

LEITURA DO IFDM
Com leitura muito simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. O município de Jaboti registrou o índice de 0,9590 quase atingindo a pontuação máxima que é de 1 ponto.

Deixe um Comentário