Santo Antônio da Platina

Ipês florescem e antecipam a primavera

Árvore símbolo de Santo Antônio da Platina enche a cidade de cores e encantamento

Ipês colorem as ruas de Santo Antônio da Platina
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Da Redação


A chegada dos ipês antecipa primavera que se inicia de 22 de setembro. A beleza da nova estação, colore de amarelo, rosa e branco as ruas de Santo Antônio da Platina. O repórter fotográfico da Tribuna do Vale, Antônio de Picolli, registrou belas imagens que dão mais cores para a cidade em tempos de pandemia. 

Nesta semana, o chão da avenida Oliveira Mota ganhou um belo tapete amarelo, formado milhares de flores que caem dos ipês.  Uma das maiores heranças de Santo Antônio da Platina sem dúvida são os ipês espalhados pelos quatro cantos da cidade. 

Essas árvores têm características de árvores urbanas, proporcionando sombra ao longo do ano, e colorindo o cinza da zona urbana na primavera. Mas caso não sejam bem planejadas, suas copas altas e robustas podem atrapalhar na fiação elétrica e suas raízes podem danificar calçadas. 

O horto florestal de Santo Antônio da Platina fornece mudas gratuitas de ipês aos interessados em fazer o plantio. 

DIA DA ÁRVORE 

Em comemoração ao dia da árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a prefeitura de Santo Antônio da Platina, juntamente com a secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promovem o plantio de 1 mil mudas de árvores no alto do Morro do Bim. 

De acordo com o diretor de meio ambiente, José Ricardo Arruda, o evento será realizado no sábado, 19, às 8h30 em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar e Tiro de Guerra. A finalidade da ação é o reflorestamento, visto que o morro é um dos pontos mais afetados por queimadas no município todos os anos.

Deixe um Comentário