Paraná

Investimento em infraestrutura para alavancar turismo na região

Diógenes Gonçalves – Ribeirão Claro


Em reunião de integração para desenvolver o turismo na mesorregião do Norte Pioneiro, o secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, anunciou a estratégia do governo do estado para desenvolver o turismo na região. Faz parte do planejamento do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para alavancar o setor, o investimento em infraestrutura, informou o secretário. O encontro foi realizado na tarde da última quinta-feira (15) na Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro.

Entre as prioridades do governo, estão o investimento em rodovias estaduais como a PR 092, uso da estrutura da Secretaria do Esporte e do Turismo para divulgar o turismo, ao invés da produção de material institucional ligado ao governo. O secretário sinalizou o apoio ao pedido do prefeito de Ribeirão Claro, Mario Augusto Pereira (PSC), que destacou a importância da região contar com um aeroporto.

Participaram do evento o anfitrião, Mario Pereira, o coordenador regional da Casa Civil no Norte Pioneiro, Juarez Daio Leal, o presidente da Amunorpi e prefeito de Pinhalão, Sergio Rodrigues, o ex-governador, Hermas Brandão, o vice-prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato, da primeira-dama de Ribeirão Claro e chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Ana Maria Molini, autoridades regionais e estaduais, representantes de entidades, gestores públicos e empreendedores do setor turístico.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge atribuiu a dificuldade anterior em investir na região pela falta de projetos técnicos e escassez de recursos. “Após o ajuste austero dos gastos públicos, chegou o momento do governo investir”, pontuou. “Cheguei atrasado ao evento porque meu avião precisou pousar no estado de São Paulo. Valdemar falou sobre os benefícios de um local para receber voos, facilitando o translado de turistas até o Norte Pioneiro. “Nessa minha viagem até aqui, ficou clara a necessidade de termos um aeroporto regional”, completou.

Para o prefeito de Ribeirão Claro, Mario Augusto Pereira, o desenvolvimento do turismo depende de investimentos consideráveis em infraestrutura, com a construção de um aeroporto para ampliar o potencial da região. “Temos muito orgulho de lembrar que o turismo de Ribeirão Claro começou nesse local, que nós construímos em 1985”, lembrou. “Hoje o setor é o maior empregador no município”, completou. “Não existe turismo sem acesso e temos várias estradas como a PR 151 que necessita de uma melhor condição e também precisamos urgentemente de um aeroporto”, frisou. “Existe um proprietário disposto a fazer a doação do terreno para a construção”, concluiu.

Deixe um Comentário