Ribeirão Claro Tecnologia

Internet Ribeirão Claro Digital terá ampliação de velocidade e continuará gratuita

De: Diógenes Gonçalves


A internet fibra ótica distribuída gratuitamente a moradores do perímetro urbano e zona rural pelo programa Ribeirão Claro Digital terá a cobertura e velocidade ampliadas nas próximas semanas. O edital para a contratação da empresa que fornecera o link para ampliação de velocidade da rede já está em processo de licitação. Em seguida será contratada uma empresa para expandir a cobertura do sinal. Após a conclusão do processo licitatório, o link de internet será ampliado de 150 Mbps para 350 Mbps e será feito um estudo para levar o sinal sem fio (Wi-fi) a 100% do município.

O programa conta com o apoio do prefeito Mario Augusto Pereira e é uma das prioridades da atual administração. Apesar das melhorias, o serviço continuará a ser oferecido à população gratuitamente. Para usar a internet, basta direcionar o equipamento para uma das antenas distribuidoras espalhadas em vários pontos do perímetro urbano e zona rural. Além da conexão nas residências, a prefeitura disponibiliza o sinal aberto em todas as repartições públicas e locais de grande fluxo de pessoas. Será feito um recadastramento de todos os usuários com comprovação de residência para garantir que a internet gratuita chegue apenas a residências localizadas no município.

Por conta da excelência do serviço ofertado pela prefeitura, Ribeirão Claro concorre esse ano ao Prêmio Gestor Público Paraná 2019. Recentemente, um auditor da premiação visitou o Ribeirão Claro e se impressionou com a estrutura do programa de distribuição gratuita de internet, que cobre cerca de 80% do município.

Segundo o diretor do departamento de recursos computacionais da prefeitura, Luiz Henrique Amadeu, a meta é aumentar a cobertura para fomentar o agronegócio e o turismo. “O prefeito Mario Pereira quer dar oportunidade para que os produtores rurais de todos os portes possam ampliar a geração de renda utilizando novas tecnologias que dependem de conexão com a internet como máquinas de cartão por exemplo”, explicou.

Outro objetivo é fomentar o turismo, grande vocação do município. “Normalmente temos uma média de 3 mil dispositivos conectados à rede do programa Ribeirão Claro Digital por dia, mas esse número sobe para 5 mil nos finais de semana e na alta estação, entre outubro e março, a rede registra mais de 9 mil usuários conectados”, completou. “O prefeito tem como prioridade o conforto dos milhares de turistas e visitantes que passam por Ribeirão Claro durante todo o ano e continuará investindo para que a internet oferecida seja cada vez melhor, mais rápida e estável”, concluiu.

Deixe um Comentário