Economia Paraná

Indústria paranaense volta a crescer

*Por Rommel Barion


Foram divulgados recentemente pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep –  números que mostram que o índice de confiança da indústria paranaense de transformação voltou a crescer. Após cinco meses de queda consecutiva, o índice subiu por dois meses seguidos, tendo uma alta de 3,9 pontos no mês de agosto e mais 0,6 pontos em setembro, o que demonstra que os empresários estão voltando a acreditar na melhora do cenário econômico e na retomada do crescimento.

O Índice de Confiança da Indústria de Transformação do Paraná (ICIT-PR) atingiu 51,6 pontos em agosto e 52,2 em setembro. Em uma escala 0 a 100, os valores acima de 50 indicam empresários confiantes, melhores condições ou expectativas positivas. Além disso, ainda em agosto, a região Sul também foi a que registrou maior crescimento com aumento de 4,3 pontos em relação ao mês anterior, totalizando 53,9 pontos, e o ICIT-PR bateu seu recorde, com alta de 4,1 pontos em relação à máxima já registrada na história.

O setor alimentício ocupa, hoje, o primeiro lugar em geração de empregos na indústria de transformação do estado do Paraná, além de gerar mais de 180 mil empregos formais. Então, ver os índices de confiança subirem traz um alento ao setor, que tanto sofre com a situação econômica do país.

Diante deste novo panorama que se abre aos poucos, a Fiep promove, no dia 31 de outubro, o 1º Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos. Com o objetivo de debater as dificuldades e tendências do setor, o evento busca traçar as diretrizes para um mercado mais competitivo e sustentável, especialmente com o lançamento da Rota Estratégica da Indústria Agroalimentar, um documento de construção coletiva que traz as principais observações e priorizações a serem realizadas até o ano de 2031.

O 1º Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos, que acontece na Fiep Campus da Indústria no dia 31 de outubro, conta com o apoio do Sincabima – Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná. Esperamos contar com a presença de toda a classe empresarial do estado para, dessa forma, fortalecermos cada vez mais o mercado e a economia do nosso estado.

*Rommel Barion é presidente do Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima) e presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

Deixe um Comentário