Geral

Índice de Confiança do Empresário do Comércio despenca no mês de maio

Empresas de menor porte são as que estão menos confiantes

DA ASSESSORIA

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve uma queda acentuada em maio. O indicador caiu 24,2% em relação ao mês anterior, ao passar de 128,2 pontos em abril para 97,3 pontos em maio. Este é o menor nível de confiança dos empresários paranaenses desde março de 2017, quando marcava 97,2 pontos. A variação anual foi de -24,4%. Por ter ficado abaixo de 100 pontos, o índice passa a ser considerado desfavorável. A coleta dos dados ocorreu nos últimos dez dias de abril.

A redução do ICEC no Estado segue a tendência nacional, que também registrou baixa de 20,9% no indicador brasileiro na variação mensal e de 22,8% na anual.

A pesquisa verificou que as empresas de maior porte (com mais de 50 empregados) estão mais confiantes do que as micros e pequenas empresas (até 50 empregados), com pontuação de 113,9 contra 97,0, respectivamente. Isso demonstra que as empresas de menor porte são as mais impactadas com a crise econômica ocasionada pela pandemia de coronavírus.

O aspecto que apresentou a maior redução foi o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), com queda de 34,0% na variação mensal e 33,0% na anual. As Condições Atuais da Economia (CAE) tiveram a pior avaliação pelos empresários, com baixa mensal de 40,8%.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) caiu 22,9% de abril para maio. Mas apesar das dificuldades vivenciadas pelas empresas, 74,8% acreditam que os negócios devem melhorar. Os empresários paranaenses estão bastante esperançosos: 70,8% acreditam na recuperação do comércio e 62,0% estão com expectativa positiva para a economia brasileira.

Inevitavelmente, os investimentos planejados pelas empresas estão sendo adiados por conta da pandemia. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve redução de 16,3% em maio na comparação com abril. A expectativa de contratação de funcionários caiu 27,4%, bem como o nível de investimento em si, com diminuição de 19,5% na variação mensal.

Deixe um Comentário