Ibaiti

Ibaiti lança Programa Saúde na Escola

Da Assessoria


A Prefeitura de Ibaiti através das secretarias de Educação e de Saúde laçaram recentemente o Programa Saúde na Escola (PSE),  voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos integrantes da educação pública municipal. O intuito, segundo o prefeito Antonely de Carvalho é para promover saúde e educação integral nas escolas mantidas pelo município.

Ainda segundo o prefeito, em Ibaiti o programa está sendo implantado em toda a rede municipal de ensino. A adesão começou em fevereiro e prossegue durante todo o ano letivo.  As escolas em conjunto com as equipes da Atenção Básica desenvolverão atividades para todos os educandos durante todo o ciclo de 12 ações.

As ações são elencadas pelo PSE visam o combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

Além dessas iniciativas, constam ainda a promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/ AIDS; e, promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O prefeito Antonely Carvalho parabeniza e incentiva as ações das secretarias de Educação e Saúde. “Com o Programa Saúde nas Escolas, como medida de educação, entendo a importância em levarmos até as escolas mais informação às nossas crianças na área da saúde, pois além das crianças, o tema também chega às residências dos pais dos alunos”, assinalou o prefeito. 

Deixe um Comentário