Destaque Policial Wenceslau Braz

Homem de 38 anos morre após ser picado por escorpião

Irineu Inocêncio chegou a ser transferido para a UTI de Jacarezinho, mas não resistiu

Luiz Guilherme Bannwart


Irineu Inocêncio chegou a ser transferido para UTI de Jacarezinho, mas não resistiu
CRÉDITO: Arquivo pessoal

Um homem de 38 anos morreu nesta quinta-feira (4), em Wenceslau Braz, após ser picado por um escorpião no bairro Olho D’água. Irineu Inocêncio foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e em seguida transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, mas não resistiu.

De acordo com a imprensa local, a transferência do paciente para a UTI se deu em razão de não haver soro contra escorpiões disponível na unidade hospitalar municipal. O antidoto é fornecido pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, distante cerca de 100 km de Wenceslau Braz.

Ainda conforme a imprensa local, o Hospital São Sebastião oferece toda estrutura necessária para o armazenamento de soro conta animais peçonhentos. No entanto, os antídotos são disponibilizados somente através das Regionais de Saúde por determinação da Secretaria de Saúde do Estado.

Irineu Inocêncio foi picado por um animal da espécie Tityus serrulatus (Escorpião-amarelo)
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Escorpião-amarelo

O escorpião que provocou a fatalidade em Wenceslau Braz é o da espécie Tityus serrulatus (Escorpião-amarelo) com características hermafroditas, o que facilita a reprodução. O veneno deste animal pode provocar acidentes graves e até a morte, como no caso do morador Irineu Inocêncio, principalmente de idosos e crianças.

Orientações

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local do ferimento, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte, como no caso em questão.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são: Lavar o local afetado com água e sabão; Manter a região do ferimento voltada para cima; Não cortar, furar ou apertar o local da picada; Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a um Pronto Socorro ou ligar para o SAMU 192.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: