Carlópolis

Hiroshi Kubo vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prefeito foi reconhecido pelo trabalho de apoio a pequenos negócios no campo; Andirá e Jacarezinho estiveram entre os finalistas

Kubo foi vencedor na categoria “Pequenos negócios no campo” e vai concorrer à etapa nacional do prêmio CRÉDITO: Luiz Felipe Miretzki

Da Assessoria

O prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, no norte pioneiro do Paraná, foi um dos vencedores da X edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O reconhecimento foi entregue na segunda-feira (22), em Curitiba. Kubo venceu na categoria “Pequenos negócios no campo”, com o programa “Carlópolis Cooperativo”. Ao todo, 133 projetos foram inscritos e 41 deles, de 36 prefeituras, chegaram à final. Oito foram premiados na etapa estadual. Os vencedores participarão, em junho, da fase nacional.

O programa foi reconhecido pela criação de um fórum de desenvolvimento local com atuação nos eixos de tecnologia, inovação, associativismo, empreendedorismo e mercado, com foco em pequenos negócios rurais. O projeto, realizado em parceria com o Sebrae/PR, trouxe aumento da produção e qualidade dos produtos locais. Feliz com o prêmio, o prefeito Hiroshi Kubo destacou a importância da iniciativa, que motiva ainda mais os gestores públicos a darem continuidade às ações de apoio aos empreendedores.

O prefeito lembrou que Carlópolis é formada, basicamente, por pequenos produtores rurais de café, frutas e pecuária de leite e a alternativa encontrada pela prefeitura foi apoiá-los através da criação de associações e cooperativas. “É aquela antiga máxima que sempre estará na moda: a união faz a força”, apontou. Segundo ele, o pequeno produtor não tem condições de competir no mercado de commodities. Se não for pelo cooperativismo, não consegue vencer a barreira da concorrência. “Além de incentivar o trabalho em conjunto, estamos ajudando com recursos, compra e cessão de máquinas e através de convênios com o Sebrae/PR para promover capacitações”, afirmou.

O apoio tem gerado bons resultados, garantiu o prefeito. Ele informou que, com o fortalecimento do associativismo, os produtores de Carlópolis estão crescendo, melhoraram a qualidade dos produtos e já conseguem competir no mercado nacional e internacional. Kubo lembrou que quem ganha com todo esse trabalho é o próprio município através da geração de emprego e renda e também do recolhimento de impostos. “E o Sebrae/PR é o centro de tudo isso, foi a entidade que nos incentivou e identificou que essa era uma linha de ação importante para Carlópolis”, agradeceu.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, enfatizou que o pequeno produtor só tem êxito se tiver condições de trabalhar com produtos diferenciados, melhorando a qualidade e buscando certificações. Esse é o foco do trabalho da entidade, em parceria com o poder público, no município. “Carlópolis é uma cidade muito dinâmica, possui uma diversificação de produtos e consegue aliar monoculturas do café com a produção de frutas, legumes e verduras. Deve servir de modelo para outras cidades da região”, apontou.

O produtor de café e presidente da Associação de Produtores de Café de Carlópolis, Odair Codognotto, confirma que o apoio da prefeitura e Sebrae/PR são muito importantes. “Hoje temos em Carlópolis produtores bem estruturados”, afirmou. O município, segundo ele, produz mais de 150 mil sacas de café e é o maior produtor do grão no Paraná. Graças ao fortalecimento dos pequenos produtores, organizados em associações e cooperativas, essa dependência do poder público vem diminuindo, segundo Codognotto.

A goiaba, que possui o registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), e este ano conquistou a certificação internacional Good Agricultural Practices (GAP) para exportação, é um dos destaques da produção de alimentos em Carlópolis. O presidente da Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), Rodrigo da Silva Viana, disse que, graças ao apoio do poder público e entidades como o Sebrae/PR, o produtor não precisa tirar dinheiro do bolso para receber acompanhamento e assessoria, ter acesso às novidades do mercado. “Sem união, na forma de associação ou cooperativa, o pequeno fica na mão de grandes atravessadores e perde rentabilidade na comercialização”, apontou. Outra vantagem é o acesso e participação em grandes feiras no Brasil e no mundo. “Tudo isso só é possível graças a esse apoio que recebemos”, destacou.

Na produção de leite não é diferente. O produtor e presidente da Associação dos Produtores de Leite de Carlópolis (Apoleic), Nivaldo do Nascimento, disse que a assistência recebida há pelo menos quatro anos transformou o trabalho dos pequenos produtores de leite locais. “Aumentamos a produção e a qualidade do leite. Recentemente, fomos premiados por uma cooperativa da região. Conseguimos quatro troféus pela qualidade do produto”, contou. As melhorias também resultaram no aumento da rentabilidade dos produtores, segundo Nascimento.

Andirá e Jacarezinho foram finalistas do prêmio

Os prefeitos de Andirá, Ione Elisabeth Alves Abib, e de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, foram finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nas categorias “Compras governamentais de pequenos negócios” e “Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico”, respectivamente. O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que ambos os municípios integram o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI), que tem implantado uma nova dinâmica para o desenvolvimento da região dentro das temáticas tecnologia e inovação.

Deixe um Comentário