Paraná

Governo do Paraná vence prêmio nacional de habitação de interesse social

Troféu foi entregue a representantes da Cohapar, responsável pela idealização e coordenação das ações do novo programa estadual de habitação, o Habita Paraná. Premiação aconteceu durante o maior fórum sobre o assunto no país, em Foz do Iguaçu. 

De: Assessoria


O programa estadual de habitação do Governo do Estado, chamado Habita Paraná, recebeu nesta sexta-feira (23) o Selo de Mérito, uma premiação que reconhece as melhores práticas de gestão pública voltadas à habitação popular em todo o Brasil. O troféu foi entregue a representantes da Cohapar, responsável por idealizar e coordenar as ações do programa, no encerramento do 66.º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Foz do Iguaçu.

O PROGRAMA – Além dos aspectos técnicos, que estão em processo de regulamentação pelo executivo estadual em articulação com a Assembleia Legislativa, a principal característica do Habita Paraná já definida é a retomada dos financiamentos imobiliários feitos diretamente pela Cohapar.

A medida foi tomada para atender um nicho do público que necessita de moradia e que atualmente não consegue acessar as linhas de financiamento oferecidas pela União dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, que inscreveu o programa para concorrer à premiação, a proposta de resgatar o financiamento direto também fortalece a empresa.

“Os recursos arrecadados mediante financiamento permitirão, em longo prazo, a recuperação da sustentabilidade financeira da Cohapar, o que cria um ciclo virtuoso de investimentos estaduais em moradia”, comenta. “É um programa que não visa competir com aqueles oferecidos pelo Governo Federal, mas atender uma lacuna existente dentro das políticas habitacionais existentes”, conclui o superintendente.

COPEL E SANEPAR – Um dos painéis do evento foi dedicado a destacar a importância das companhias de energia elétrica e saneamento para os projetos habitacionais. O caso da Copel e da Sanepar foi utilizado como um modelo de prática para outros estados.

Os convênios dos órgãos com a Cohapar, por meio do Habita Paraná, preveem a instalação subsidiada das redes e padrões de ligação de energia elétrica e compra e instalação das redes de água e esgoto nos conjuntos habitacionais construídos com a participação do Governo do Estado.

As contrapartidas das companhias de energia e saneamento do Paraná foram aplicadas na construção de 61 mil moradias desde o firmamento dos primeiros termos de cooperação técnica, em 2011. Até agora, as obras movimentaram cerca de R$ 3 bilhões em investimentos no estado, sendo R$ 111 milhões destes em recursos da Copel e Sanepar.

Entre as vantagens destas parcerias, estão a redução dos custos pagos pelas famílias beneficiadas com casa própria, prioridade no atendimento aos clientes da Cohapar e mais agilidade na aprovação dos projetos construtivos junto aos agentes financeiros

O FÓRUM – Maior evento do país sobre o tema, o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) está em sua 66ª edição. Ele foi promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação, com o apoio do Governo do Paraná, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Caixa Econômica Federal.

O encontro deste ano reuniu gestores públicos, legisladores, empresários e especialistas para discutir e traçar estratégias do poder público para defesa do setor, em especial pela manutenção e ampliação dos recursos públicos utilizados para financiar a construção de casas populares e a regularização fundiária.

Na avaliação do presidente da Cohapar, Jorge Lange, o fórum foi proveitoso para construir um entendimento conjunto que embasará as próximas etapas da construção das políticas nacionais para o setor habitacional. “Um evento de excelente qualidade, que reuniu representantes do Brasil inteiro focados em buscar soluções para dar dignidade às pessoas de baixa renda por meio da moradia”, afirma.  

“O Paraná está representado pela Cohapar, que participa ativamente destas discussões aqui e em Brasília, de modo a cumprir com a determinação da gestão estadual em atender aqueles que mais precisam do apoio do governo”, finaliza Lange.

Deixe um Comentário