Paraná Tecnologia

GeniusCon se consolida como gerador de ideias e oportunidades

Feira promove inúmeras oportunidades de negócios e contato entre investidores, mercado, autores de projetos e estudantes 

Lucas Aleixo – Especial para SRI – Norte Pioneiro                      


A mudança da realidade sócio econômica do Norte Pioneiro através do estímulo à cultura da inovação, tecnologia e empreendedorismo. É esse o objetivo da GeniusCon, realizada de quarta (09) a sexta-feira (11) em Jacarezinho e que se consolida cada vez mais como gerador de ideias e oportunidades na região. 

Neste ano, a quarta edição da feira contou com cerca de 6 mil visitantes durante os três dias de evento, que participaram de várias atividades voltadas aos temas propostos pela feita tecnológica. 

Foram 48 startups de diferentes campos de atuação, oficinas, competição de robótica, gamificação, o primeiro hackathon do Norte Pioneiro e uma série de atividades que somadas chegavam a 300 horas, tudo com o intuito de promover a cultura da inovação em uma região que sofre com indicadores negativos – hoje o Norte Pioneiro seguidas reduções populacionais e envelhecimento da população, resultantes do êxodo de moradores para maiores centros, sem contar que é o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Paraná. 

Neste cenário desfavorável, a GeniusCon é a oportunidade perfeita de fomentar o progresso por todo trabalho realizado pelo SRI (Sistema Regional de Inovação) Norte Pioneiro e o Sebrae/PR, dois dos organizadores do evento e que têm um amplo trabalho junto a empreendedores e no incentivo a inovação. “Aqui temos a busca do desenvolvimento sustentável pelo fomento da tecnologia e inovação. Queremos buscar qualidade de vida para a população, queremos que os jovens fiquem aqui, podendo empreender e inovar”, pontua o presidente do SRI, Kleyton Smentkoski. 

“O mais importante de tudo é que hoje o Norte Pioneiro tem projeto de desenvolvimento. A feira foi ótima, nos surpreendeu positivamente e coroa todo o trabalho realizando durante o ano. Pelo conhecimento gerado, pelo movimento que existe aqui, o saldo é dos melhores possíveis”, avalia Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR. 

“Estamos mudando o patamar das pessoas pensarem, deixando de só produzir coisas físicas, para produzir bens que não são palpáveis, como aplicativos e plataformas. E tudo que acontece aqui vem para trazer oportunidades, inovação, e o estímulo ao progresso da região pela tecnologia e empreendedorismo”, completa Capello. 

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio (DEM), classifica a feira como uma oportunidade ímpar de desenvolvimento na região. “É um evento fantástico, que a cada ano está melhor, e fazendo um papel muito importante de apoio ao empreendedorismo, de busca por geração de emprego, e de mostrar aos milhares de jovens que o mercado está mudando e que é preciso estar antenado com essas mudanças. Vi muitos projetos ligados ao agronegócio, que é nossa vocação regional, e tenho certeza que vários deles terão sucesso”. 

ATIVIDADES

Entre as inúmeras ações que foram desenvolvidas durante a GeniusCon, três destaques: hackathon, gamificação e exposição de startups. 

No hackathon, o primeiro da história do Norte Pioneiro, equipes de estudantes se enfrentaram em uma maratona para criar soluções tecnológicas e resolver gargalos de situações reais de empresas. 

Os vencedores, além de expor os conhecimentos a possíveis empregadores, ganharam premiação em dinheiro, além da Cooperativa Integrada escolher três ideias propostas pelas equipes para apoiar. 

Já a gameficação é a técnica de usar mecanismos de jogos em situações da vida real, sendo uma atividade cada vez mais comum no mundo empresarial. Na feira os participantes tiveram um contato detalhado com este conceito, que foi bem explorado e teve grande aceitação entre quem participou da GeniusCon. 

Os startups são iniciativas de negócios inovadores de diferentes áreas, que vão desde a criação de iogurte de flores até o desenvolvimento de próteses para animais, passando, obviamente, por ideias que visem resolver problemas da área tecnológica e agrícola, além de aplicativos para aproximar clientes de vendedores e fornecedores de serviços. 

FEIRA

A GeniusCon.2019 foi uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc.

O evento conta com o apoio das prefeituras municipais e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.

Deixe um Comentário