Geral

GeniusCon espera receber cerca de cinco mil visitantes em três dias

Feira de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo é o maior evento do gênero no Norte Pioneiro  

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale


Startup ‘A Ranka Robotics’ desenvolve próteses robóticas com baixo custo
FOTOS: Antônio de Picolli

O município de Jacarezinho está sediando, entre os dias 26 e 28, a maior Feira de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Norte Pioneiro do Paraná. A GeniusCon 2018 conta com uma fantástica estrutura visando atender a necessidade do desenvolvimento regional. A Comissão Organizadora prevê que durante os três dias de feira, cerca de cinco mil pessoas vão circular no recinto do Centro de Eventos, participando de diversas atividades, como palestras, oficinas, exposição de startups, competição de robótica e meet ups. Mais de 50 caravanas foram organizadas para visitação no local.

A feira surgiu em 2016, por meio de uma parceria entre o SEBRAE-PR, regional de Jacarezinho e o IFPR/Jacarezinho (Instituto Federal do Paraná), e hoje conta com o apoio de vários órgãos. O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI), entidade organizadora do evento, é composto pelos municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Andirá, Cambará e Bandeirantes, e visa, diante das demandas da região, trazer processos e produtos inovadores. O público alvo da feira são estudantes de graduação, médio e técnico que buscam auxiliar a comunidade. Além disso, a GeniusCon é uma oportunidade para os empresários da região que conhecem os gargalos tecnológicos investir em ideias inovadoras. 

Mais de 50 caravanas levaram os estudantes para prestigiar a Feira
FOTOS: Antônio de Picolli

Na abertura oficial do evento, o presidente do SRI, Kleyton Smentkoski, comentou que foi realizado um diagnóstico dos ativos, em 2016, na região (cinco municípios) e identificaram 2.600 estudantes de ensino médio, quase 7 mil estudantes de ensino superior, 93 cursos, 528 docentes e 93 laboratórios. “Com base nesses dados, temos conhecimento, a massa pensante e podemos utilizar esses dados, essas instituições de ensino, empresas para movimentar a região no fomento de tecnologia e inovação. Ou seja, tornar a região uma referência em desenvolvimento sustentável com tecnologia e comprometimento, criando oportunidades e atraindo investimentos”, detalhou.  

Através da GeniusCon 2017, a SRI conseguiu por meio de um edital exclusivo para a região da Fundação Araucária (órgão ligado à Secretaria de Ciência, tecnologia e Ensino Superior) R$ 750 mil com a finalidade de beneficiar até 25 projetos de startups da região. “Muitos projetos que estavam parados por falta de verba, agora estão sendo desenvolvidos”.

Mais de 50 caravanas levaram os estudantes para prestigiar a Feira
FOTOS: Antônio de Picolli

A FEIRA – A euforia dos jovens diante de tantas novidades era nítida. A feira tinha desde estandes com games e robótica até startup com degustação de sucos com baratas e larvas. Isso mesmo, a startup ‘Kucaracha’ que tem como objetivo a produção alimentícia a base de insetos, sendo uma alternativa sustentável e econômica para consumo proteico, sendo também um dos stands mais visitados pelos curiosos.

E pra quem pensa que startup é um meio difícil de crescer está completamente enganado. O pessoal da startup ‘Entenda Antes’, de Santo Antônio da Platina, está, inclusive, contratando funcionários. A plataforma funciona como uma ponte entre consumidores e profissionais da área da construção, ou seja, quem está precisando construir, reformar ou decorar, o ‘Entenda Antes’ pode auxiliar e até mesmo indicar profissionais para realizar os serviços. De acordo com o diretor de conteúdo, Alekssander Ferreira, a empresa necessita de profissionais nas áreas de marketing, programação, design, vendas e outras.

A GeniusCon estará aberta das 8h às 18 horas nesta sexta-feira, 28. A programação completa está disponível no endereço eletrônico http://geniuscon.com.br.  

Deixe um Comentário