Paraná Tecnologia

GeniusCon.2019 estimula a inovação no Norte Pioneiro

A quarta edição do maior evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia da região acontece de 9 a 11 de outubro

Camila Cabau – Comunicação Sebrae-PR


O Norte Pioneiro do Paraná recebe nos dias 9 a 11 de outubro a Geniuscon.2019, maior feira de empreendedorismo, inovação e tecnologia da região. A quarta edição acontecerá no Centro de Eventos de Jacarezinho e terá programação dinâmica pensada em atrair estudantes, professores, lideranças, empresários e investidores. Mais informações estão no site www.geniuscon.com.br

A feira tem programação pautada em três pilares principais: inovação, tecnologia e empreendedorismo. Entre as atenções centrais da Geniuscon.2019 estão os empresários. Kleyton Smentkoski, presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI), entidade organizadora do evento, diz que a intenção é aproximar as empresas das instituições de ensino, ou seja, o conhecimento as demandas de mercado. 

“Vamos apresentar os benefícios de estabelecer parcerias com as academias, que são grandes fontes de inovação e informações estratégicas, e também estimular a criação de um grupo de investidores que invistam em startups e projetos inovadores. Vamos mostrar que existem novas oportunidades de negócios”, detalha Smentkoski. 

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, recorda que feira nasceu em 2016, fruto de uma parceria entre a entidade o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Jacarezinho, com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pelos acadêmicos. No ano seguinte, a proposta foi reformulada e ampliada.

“A Geniuscon, desde a sua concepção, pretende potencializar a inovação local e gerar oportunidades para que os jovens empreendam na região, gerando dinamismos e reflexos na economia”, diz. 

A expectativa da organização é que 5 mil pessoas participem das atividades. A programação terá início no dia 9, às 20h, com a palestra ‘Empreendedorismo na educação básica e universitária’. No segundo dia começam as oficinas, dinâmicas e a discussões sobre os impactos gerados pelos ecossistemas de inovação nos negócios e carreiras tradicionais. 

No último dia de atividades, 11 de outubro, haverá a fala de Alan Costa, consultor e palestrante que abordará a relação entre a inovação e criatividade. No espaço dos estandes serão exibidos também o trabalho desenvolvido por 50 startups da região, que nasceram em trilhas de inovação desenvolvidas nas cidades de Jacarezinho, Cambará, Andirá, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina. 

“O resultado esperado com todas estas ações é que os municípios, empresários e lideranças reconheçam que a inovação é uma excelente oportunidade parta o desenvolvimento”, finaliza Odemir Capello. 

A feira

A GeniusCon.2019 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc. 

O evento conta com o apoio das prefeituras municipais e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.

Deixe um Comentário