Economia

Fiscalizações do TCE-PR geram benefício de R$ 16,2 milhões a municípios

Imprensa TCE-PR


Por meio das fiscalizações exercidas entre 2016 e 2017 em 260 entidades de 208 municípios, o Tribunal de Contas do Estado foi capaz de gerar um benefício de R$ 16.193.968,32 para os cofres públicos paranaenses. A informação está presente em um painel interativo com mapa disponível no site do TCE-PR.

A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF) do órgão de controle, a partir de dados fornecidos por sua Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX). Construído por meio do serviço Microsoft Power BI, o painel apresenta todos os números relativos às atividades fiscalizatórias realizadas pela Corte no referido período.

Ali é possível constatar, por exemplo, que foram encontrados centenas de problemas nas entidades fiscalizadas no ano de 2017, diante dos quais o TCE-PR recomendou a adoção de diversas possíveis soluções. Dessas recomendações monitoradas, 64,35% foram implementadas total ou parcialmente. Já 66,28% das falhas monitoradas foram solucionadas em alguma medida pelos gestores.

Por sua vez, o benefício milionário apurado foi proporcionado aos tesouros municipais em decorrência de fiscalizações que tiveram como tema as gestões financeira, de pessoal e sobre os regimes próprios de previdência social (RPPS) locais. Entre as outras áreas vistoriadas, destacam-se educação, saúde, meio ambiente e transporte público.

Segundo o titular da CMEX do TCE-PR, Wilmar da Costa Martins Júnior, a intenção por trás da disponibilização do painel no site da Corte é dar maior transparência aos resultados obtidos pela atividade fiscalizatória do Tribunal. “Tornando públicas essas informações compiladas por meio do monitoramento, podemos inclusive fomentar a prática do controle social sobre a administração pública, para o qual o acesso a dados desse tipo é essencial”, explicou ele.

Deixe um Comentário