Bandeirantes Santo Antônio da Platina

Fiep poderá rever decisão do fechamento do Colégio Sesi

Indicação saiu durante reunião entre Pedro Lupion e o presidente da federação Carlos Valter Martins Pedro

Da Redação


A decisão de fechar as unidades do Colégio Sesi nas cidades de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes poderá ser revista caso as comunidades dos dois municípios resolvam estabelecer uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mantenedora da instituição. Essa possibilidade surgiu a partir de uma reunião realizada na manhã da última sexta-feira (21), entre o deputado federal Pedro Lupion (DEM) e o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Lupion resolveu liderar um movimento buscando alternativas visando salvar a instituição, que no Estado pode fechar 30 das 43 unidades mantidas pela Fiep. O destino do Colégio Sesi, unidades de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes, foi o tema da reunião por videoconferência entre o parlamentar e Carlos Valter Martins Pedro.

O dirigente sugeriu uma visita à região, quando pretende tratar do assunto com as lideranças locais, principalmente o empresariado, que na sua avaliação, poderão ser os grandes parceiros para viabilizar a manutenção das duas escolas.

A unidade da Fiep em Santo Antônio da Platina foi um presente do ex-senador e ex-presidente da federação, o platinense José Carlos Gomes de Carvalho, o Carvalhinho, já falecido, ao então amigo e ex-funcionário Flávio Maiorky, que viria a ser o prefeito da cidade.

Contanto a história da instalação da regional, o ex-prefeito disse que Carvalhinho prometera o investimento antes de sua vitória nas eleições de 1996. Ele administrou a cidade entre 1997 e 2004. “Ele fez a promessa como um desafio. Foi um presente memorável”, conta bem humorado.

Drama regional

Inicialmente a Fiep havia anunciado a redução de 20% das vagas disponibilizadas a partir de 2021. Atualmente são 10,7 mil alunos, que seria reduzido para 8,6 mil vagas, uma perda que atingiria cerca der 2.100 estudantes.

Em seguida, no entanto, a informação apontou o fechamento de 30 das 43 unidades do Colégio Sesi no Paraná, provocando reações generalizadas em todas as cidades que sediam a instituição. As mobilizações surpreenderam a direção da Fiep, que adiou a decisão definitiva e já admite repensar o fechamento de algumas unidades, entre as quais, a de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.

Ao tomar conhecimento da informação sobre a decisão da Fiep de paralisar a unidade platinense, o deputado Pedro Lupion entrou em contato imediatamente com a direção da Fiep no Paraná. Na condição de representante da região no Congresso, e, especialmente, por sua atuação na defesa das iniciativas da federação no estado, fez valer sua liderança junto a entidade.

O parlamentar lembra a forte mobilização em Santo Antônio da Platina, principalmente a carreata liderada por alunos do Colégio Sesi, no último dia 19), foram às ruas, com apoio da comunidade, exigir a manutenção da instituição na cidade.

Agora as atenções se voltam para a definição da agenda do presidente da Fiep que prometeu vir à Santo Antônio da Platina debater as alternativas com a comunidade.

Deixe um Comentário