Ribeirão do Pinhal

Famílias recebem doação de Caixas D’água

Da ASSESSORIA


Trinta famílias em situação de vulnerabilidade social de Ribeirão do Pinhal estão recebendo, gratuitamente, os kits do programa Caixa D’Água Boa. Nesta terça-feira (28) os beneficiados participaram de uma reunião para a entrega oficial e receber as instruções sobre a instalação dos equipamentos.  

Este programa é uma iniciativa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e a Companhia de Saneamento do Paraná  (Sanepar) em parceria com os municípios. O objetivo é de melhorar a qualidade de vida das famílias. 

A Sanepar arca com os kits compostos de: caixa d’água 500 litros, tubulação e base metálica. A Sejuf repassa os recursos para a instalação, oriundos de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que prevê a melhoria de moradias urbanas e rurais. 

A reunião foi realizada na residência de uma das beneficiárias, a diarista Zenaide Alves Teixeira Pinheiro, que mora no mesmo local há 12 anos e nunca teve caixa d’água. “Já teve vez de ficar uma semana sem água e essa caixa d’água será um alívio porque não vou mais depender de outras pessoas nesses momentos de falta de água”, desabafou a moradora. 

Segundo o chefe do Escritório Regional da Sejuf de Cornélio Procópio, Rafael Ernandes Terezan, serão 5.600 famílias contempladas. “O objetivo do Governo do Estado, trabalhando dentro um tripé de gestão composto por eficiência na máquina pública, investimentos em infraestrutura e visão social atender as demandas da população mais carente para garantir mais qualidade de vida a todos”, disse Terezan.   

O programa é voltado para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) e com renda máxima de até meio salário-mínimo.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, explicou que foram usados critérios técnicos para seleção. “Uma comissão avaliou os cadastros do município para selecionar as famílias de maior vulnerabilidade social, infelizmente não foi possível atender a todos, mas vamos continuar trabalhando nesse sentido”. 

A Sanepar doou os conjuntos compostos por reservatório domiciliar com capacidade de 500 litros, tubulação e base metálica e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove um auxílio financeiro no valor de R$ 1 mil para investir na mão de obra necessária à instalação. Os municípios são responsáveis pelo armazenamento e distribuição dos materiais que compõem o kit e fiscalizam a instalação.

O representante da Sanepar, Claudio Aparecido da Silva, falou sobre a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que cada família tenha pelo menos um reservatório. “As falhas no abastecimento são inevitáveis e por isso é importante que a família tenha o reservatório para não ficar sem água e em nome da Sanepar ficamos felizes em poder ajudar essas famílias de Ribeirão do Pinhal”. 

O prefeito Wagner Martins (PSD) ressaltou a importância desse programa no amparo as famílias carentes. “Estamos beneficiando trinta famílias com essas caixas d’água que vai garantir o acesso à água tratada e é muito importante esse momento da entrega quando podemos ver pessoalmente como nosso trabalho está contribuindo para a vida das pessoas”.

Para o Deputado Estadual, Evandro Araújo, uma caixa d’água faz toda diferença na qualidade de vida das famílias. “É importante estar aqui para testemunhar a necessidade das nossas comunidades e trazer um programa que cumpre a função mais nobre da política que é fazer assistência para várias pessoas e vamos trabalhar junto ao Governo do Estado para beneficiar mais famílias de Ribeirão do Pinhal”, afirmou o Deputado.  

Além das famílias beneficiadas também prestigiaram o evento o reitor do Santuário do Divino Espírito Santo, padre Donizete da Silva, o pastor da Igreja Assembleia de Deus, José Carlos de Carvalho, que proferiram uma benção aos presentes. O presidente da Câmara, Emerson Gonçalves de Oliveira, os vereadores Helio Lopes da Silva, Pedro Renildo Otávio, Willian Antonio de Paiva. O chefe gabinete Eneucino Iel, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Jr., secretário Municipal de Transportes Carlos Alberto Perolli, secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, secretário Municipal de Obras, Daniel Vicente de Oliveira, secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Lucas Rosa Adriano e secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha Campos Silva. O coordenador Diocesano do Ministério de Fé e Política de Bandeirantes, Luiz Gustavo dos Santos. 

Deixe um Comentário