Tecnologia

Evento em Curitiba focará empoderamento feminino no setor de TI

Dos 25 palestrante confirmados no MyInova Summit 2019, 16 serão mulheres. Evento acontece no SEBRAE nos dias 21 e 22 de Agosto.

De: Liliane Scaratti


Nos dias 21 e 22 de agosto, a cidade de Curitiba será palco do MyInova Summit 2019, um dos principais encontros do setor de TI no Brasil que reúne executivos usuários de tecnologia e profissionais atuantes no mercado vindos de várias partes do país e até do mundo.

Realizado pela Assespro-PR, juntamente com a Federação Assespro e em parceria com o Sebrae-PR, o MyInova Summit terá de forma inédita como tema central “A Mulher na Tecnologia”.

Adriano Krzyuy, presidente da Assespro – PR, acredita que o assunto é de extrema importância e por isso precisa ser amplamente debatido: “O espaço da mulher no mercado de trabalho é um tema que está em evidência mundialmente e não tem sido tratado suficientemente nos setores de tecnologia. Mas, ele não pode ser deixado de lado, porque está dentro de um outro tema ainda maior, que é a diversidade. Isso sem contar que a diversidade é um fator preponderante de sucesso das organizações, já que a proximidade com diferentes gêneros dentro da empresa, contribui diretamente para o aumento da criatividade e auxilia no diálogo com o público externo, contribuindo para uma maior competitividade no mercado” afirma.

E como forma de demonstrar a força da mulher no setor, nesta edição, no corpo palestrante estarão 16 mulheres dos 25 participantes confirmados. “Esta é a primeira vez no Brasil que um evento de TI dessa proporção tem como tema central a mulher na tecnologia e traz mulheres de destaque neste universo para contar suas experiências de sucesso”, afirma Krzyuy.

As mulheres ocupam apenas 20% dos postos de trabalho em tecnologia no Brasil, segundo dados divulgados pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), no Observatório Softex 2019 – Persona TI: Caracterização do Profissional de TI no Brasil.

De acordo com o levantamento, em 2007 as mulheres ocupavam 21.253 vagas de emprego de Core TI (setores econômicos tipicamente de TI) e, em 2017, esse número aumentou para 40.492. No entanto, o número de homens aumentou ainda mais nesse período, passando de 67.106 para 163.685. Dessa forma, a participação da mulher nas áreas de tecnologia diminuiu, já que em 2007 representava 24% do total e em 2017 apenas 20%.

No setor de TI – In House (outros setores que não aqueles considerados tipicamente de TI) o movimento foi o mesmo: em 2007, 23% dos postos de trabalho em tecnologia eram ocupados por mulheres, mas em 2017 essa porcentagem caiu para 20%. Eram 47.454 mulheres e, 10 anos depois, esse número subiu para 61.420. Mas, o número de homens, por sua vez, passou de 155.558 para 249 mil.

EM CURITIBA E COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Em sua 8° edição, o My Inova continua sendo direcionado para os profissionais e empresários do setor de tecnologia, a fim de estimular novos negócios, parcerias e empreendimentos, além de colocar em debate as tendências tecnológicas e os seus impactos no ambiente corporativo. Haverá workshops hands-on e trilhas específicas voltadas para o executivo da empresa de tecnologia e também para o empresário que é consumidor dessa tecnologia. 

O projeto surgiu em 2011 por iniciativa do empresariado do Paraná. Inicialmente, se chamava Paraná TIC e ocorria todos os anos em Foz do Iguaçu, com o objetivo de aproveitar as qualidades turísticas da região. No entanto, Adriano Krzyuy conta que o evento foi crescendo e muita gente mostrou interesse em participar, mas não podia se deslocar até lá, por isso neste ano a capital paranaense foi escolhida para sediar a edição 2019 do evento.

O My Inova Summit 2019 será realizado na sede do Sebrae-PR, localizado na rua Caeté, 150, bairro Prado Velho, Curitiba. A programação de palestras contará com apresentação de inovações e casos de sucesso nos temas Bussines Agility e Women in Technology.

O evento contará com palestrantes estrangeiros, como: Robert Janssen (Califórnia, EUA), CEO da OBr.Global e vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional; Elizabeth Binning (Texas, EUA), Diretora de Transformação Digital da GrowthWheel; e Michael Hamman, co-fundador da Agile Leadership Institute, coach e professor, que contribuirá com a outra temática do evento: Business Agility.

Também farão parte do corpo palestrante, já com presença confirmada: Regina Arns,  co-fundadora do Espaço Mulheres Executivas – MEX Brasil e diretora executiva da Lapidus; Samanta Puglia (PR), gerente de marketing da Britânia; Luiz Claudio Parzianello (RS), CEO da Surya; Maria Luiza Reis da Lab245 e presidente da Assespro RJ; André Telles, Assessor Especial de Gestão Inteligente e Inovação na SEJUF; Fernando Luciano (PR), da Agência PUC; Milena Seabra (PR), diretora de serviços corporativos da GRPCOM; Jaqueline Almeida (PR), diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran-PR; Italo Nogueira (PE), presidente da Assespro Nacional; Alex Lucena (RJ), CEO da 4H Tecnologia em Saúde; Lucas Ribeiro (PR), diretor da ROIT e vice-presidente de comunicação e marketing da Assespro-PR; Marielva Andrade Dias (PR), vice-presidente da Positivo Tecnologia; Leticia Batistela (PR), CEO da LB Consultoria e coordenadora de Certificação DPO da Assespro Nacional e Assespro-RS; Ana Lucia Bittencourt (PR), diretora de mercado da Genialnet; Bárbara Ritzmann (PR), gerente de desenvolvimento organizacional da CINQ; Estela Cunha (PR), coordenadora do Laboratório de Inovação do Grupo Boticário; Aline Froes (SP), co-fundadora e diretora executiva do Vai na Web; Andreia Oliveira (RJ), fundadora e CEO da iBench; Aline Deparis (RS), CEO da Trubr e presidente da Assespro-RS; Thiago Pereira, nadador medalhista olímpico brasileiro, Cris Alessi, Presidente da Agência Curitiba, e Maria Fernanda Teixeira, CEO da Intergrow. 

O MyInova Summit 2019 possui o patrocínio de: SEBRAE, Nùcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br), Comitê Gestor da Internet do Brasil (cgi.br), OBR Global, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Tramontina & Vieira Ltda, COPEL, Governo do Estado do Paraná, ROIT Consultoria e Contabilidade, Fomento Paraná, BRDE, locaweb CORP, Cluster 2GO e Dental Uni. 

Para ter acesso à programação completa e às inscrições acesse: http://myinova.tech/

SERVIÇO:

SUGESTÃO DE ENTREVISTADA:

Regina Arns é uma das mulheres palestrantes do MYInova Summit 2019. Assim como acontece com muitas mulheres que têm jornadas duplas ou triplas, ela coloca a família lado a lado com a profissão e se define como: “Mãe da Fernanda e da Andressa, avó do Theo e do Arthur, sogra do Anderson e do Leonardo, casada há 32 anos com o Gilberto. Economista, com especialização em planejamento estratégico pela FAE, mestre em educação/empreendedorismo pela PUC-PR, presidente e uma das fundadoras do Espaço Mulheres Executivas – MEX Brasil e diretora executiva da Lapidus”.

Pelo empoderamento feminino:  Regina Arns é mestre em empreendedorismo e co-fundadora do Espaço Mulheres Executivas – MEX Brasil, que incentiva a participação das mulheres no ambiente corporativo.

No início de sua carreira, aos 21 anos de idade, Regina trabalhou no antigo Bamerindus em projetos para importação de equipamentos e implantação de CCQ (Círculo de Controle de Qualidade). Com apenas 25 anos, foi convidada a integrar a equipe de professores de Economia da FAE, onde permaneceu por 15 anos, atuando também como coordenadora da área de Microeconomia.

Entre outras coisas, participou do Conselho da Gazeta Mercantil para o prêmio “As Mulheres Mais Influentes do Brasil” e fez parte da elaboração e coordenação geral do livro Mulheres: Elas Fazem História – Experiências Profissionais, Práticas Empresariais e Reflexões sobre a Liderança Feminina, que vendeu 10 mil unidades na sua 1ª. Edição.

No dia 22 de agosto, no MyInova Summit, Regina Arns aumentará a sua lista de realizações como palestrante do tema “Diversidade de Gênero e a Valorização da Mulher”. Ela abordará os impactos das diferenças nas competências de mulheres e homens nos cargos de liderança, procurando responder a questões como “Empresas com mulheres na liderança têm melhores resultados?”, “Networking importa?”

Deixe um Comentário