Geral

Encontro mobiliza cidades da Bacia do Paranapanema

Encontro tem como objetivo estabelecer diálogo, mobilização e integração dos membros e ações pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

Da Assessoria

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se reúne entre os dias 1º e 3 de outubro
CRÉDITO: Antônio de Picolli/Arquivo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema promove encontro envolvendo os 247 municípios que compõem a área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, entre os dias 1º e 3 de outubro, no Hotel Fazenda Berro D’Água em Avaré/SP. Participarão do evento representantes dos poderes públicos (federal, estadual e municipal), das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos sete comitês de bacias que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo três comitês afluentes do Estado de São Paulo (Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema), três comitês afluentes do Estado do Paraná (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro) e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

Previsto na agenda dos Comitês, o Encontro Integrado, tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade. Está prevista a realização de encontros setoriais e de capacitação, finalizando as atividades no dia 3 de outubro com a 11ª Reunião Ordinária do CBH Paranapanema. Abertura às 13h30 com Encontro Setoriais e Capacitação.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se reúne entre os dias 1º e 3 de outubro
CRÉDITO: Antônio de Picolli/Arquivo

Encontro de Prefeitos

Um total de 247 municípios compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes. A participação do poder público municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

Em sua terceira edição, o encontro tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente dos prefeitos, com a coordenação da Câmara de Articulação Política instituída pelo Comitê no final de 2017.

O 3º Encontro de Prefeitos será realizado dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.

Seminário

As instituições de ensino superior têm desenvolvido um importante papel na execução do Plano de Bacias do Paranapanema (PIRH Paranapanema).

Reconhecendo este trabalho, em 2016, o CBH Paranapanema institui o Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior- GTIES, com o objetivo de promover a articulação e incentivo às instituições de ensino para a realização de projetos de pesquisa, projetos de extensão universitária e cursos (de extensão, especialização, mestrado) com temas voltados ao PIRH-Paranapanema.

A 3ª edição do Seminário tem como proposta estabelecer estratégias de articulação entre as instituições de ensino superior para mapear as Universidades e Institutos de Ensino Superior que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, bem como levantar os estudos e projetos que estão sendo desenvolvidos por estas entidades na área da Bacia Hidrográfica.

O 3º Seminário das Instituições de Ensino Superior será realizado dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.

Oficina Produtor de Água

Para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o Programa Produtor de Água. O Programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Assim, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

Voltada para os usuários de recursos hídricos e prefeituras, a oficina tem por objetivo apresentar o Programa e as etapas para sua implantação.

A Oficina Produtor de Água será realizada dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.

Oficina

Com o objetivo de integrar ações e procedimentos, em apoio às secretarias executivas dos comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, a Oficina Funcionamento de Secretaria Executiva

pretende estabelecer o diálogo e propor procedimentos administrativos para o melhor funcionamento e integração das secretarias. A Oficina também abordará procedimentos e estratégias para a comunicação, visando o fortalecimento dos comitês e o conceito da bacia hidrográfica. O evento será realizada dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.

Seminário de Integração

O segundo dia do encontro enfocará a integração dos comitês que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. É um compromisso assumido desde a instituição do CBH Paranapanema, em 2012. O Seminário de Integração, em sua segunda edição, tem como objetivo ampliar o diálogo e a troca de experiências entre os sete comitês que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras entre os comitês. O evento acontece no dia 2 de setembro, das 9h às 18h30.

Reunião ordinária

No terceiro dia acontecerá a 11ª reunião ordinária do CBH Paranapanema, dia 3 de outubro das 9h00 às 12h30.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: