Jacarezinho

Em uma semana, Jacarezinho registra 70 novos casos de dengue

Segundo boletim epidemiológico do Paraná, município chega a 342 casos da doença e continua em epidemia 

Em epidemia, casos de dengue em Jacarezinho continuam crescendo a cada semana
CRÉDITO: ARQUIVO/TRIBUNA DO VALE

Da Redação 


Os números da dengue em Jacarezinho seguem alarmantes. Em meio a mais uma epidemia (a segunda em 10 meses), o município teve a confirmação de 70 novos casos de pacientes com a doença no intervalo de apenas uma semana, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem (04) pela secretaria de Saúde do Paraná. 

No total já são registrados 342 casos de dengue em Jacarezinho nos últimos 6 meses. Contudo, é importante ressaltar que de agosto até a metade dezembro do ano passado foram diagnosticados 40 pacientes com a doença. Ou seja, apenas da segunda quinzena de dezembro para cá foram mais de 300 casos já confirmados. 

No primeiro boletim epidemiológico semanal de 2020 eram 94 casos confirmados. Depois o número subiu e se manteve em 107. Na semana passada chegou a 272 e confirmou a situação de epidemia no município. 

Jacarezinho já viveu uma epidemia de dengue em maio de 2019 e passou o ano todo em estado de alerta devido ao alto índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em novembro o risco de epidemia foi novamente emitido pelas autoridades.

Durante a última década também foram epidemias em diferentes anos, o que evidencia um problema histórico no município e aumenta a necessidade de medidas efetivas tanto por parte do poder público como principalmente por parte da população.  

No restante dos municípios que fazem parte da 19ª Regional de Saúde o boletim epidemiológico do governo do Estado não mostrou maiores alterações – embora o alerta continue valendo pelo alto índice de infestação do Aedes aegypti no Norte Pioneiro. 

ESTADO

O Paraná aponta hoje 102,08 casos de dengue autóctones por 100 mil habitantes, incidência que confirma situação de alerta de epidemia no Estado. O boletim epidemiológico registra nesta semana 14.697 casos confirmados de dengue. São 3.815 casos a mais que a semana anterior, que apresentava 10.882. O aumento é de 35,06%.

No total são 50 municípios em situação de epidemia, 16 a mais que na semana passada, e outros 29 em situação de alerta, 15 a mais que na semana passada. O total de casos notificados é de 49.464, registrados em 309 municípios do Paraná.

Na próxima semana, de 11 a 14 de fevereiro,  a capacitação sobre manejo clínico da dengue para médicos, enfermeiros e profissionais da saúde será ministrada pelos técnicos da Sesa nas regiões de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Cianorte.

Deixe um Comentário