Jacarezinho

Em nota à imprensa, Tina Toneti se diz apta a disputar a prefeitura

Ex-prefeita teve as contas de 2008 rejeitadas pela Câmara de Vereadores e estaria inelegível

Divulgação

Da: Redação


A ex-prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti, a Tina Toneti (PT), como é mais conhecida, distribuiu nesta quarta-feira (24) nota à imprensa em que afirma categoricamente estar em perfeitas condições jurídicas para disputar as eleições deste ano. Ele chama de fake News (notícias falsas) as informações publicadas na Tribuna do Vale dando conta que estaria impedida de participar do pleito deste ano em razão da rejeição pela Câmara de Vereadores de suas contas relativas ao exercício de 2008.

A reportagem foi elaborada com base em uma decisão da Justiça Eleitoral de Jacarezinho, que se manifestou pela perda dos direitos políticos da ex-prefeita em razão da decisão legislativa, que acatou parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tendo em vista que Tina Toneti teria extrapolado os limites de gastos com publicidade em ano eleitoral.

Tina Toneti recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) onde obteve efeito suspensivo da decisão do juízo de Jacarezinho. Porém, a corte estadual não entrou no mérito da questão, assinalando que o momento oportuno para esta avaliação será quando a ex-prefeita apresentar pedido de registro de sua candidatura.  

Sem empecilho

Na nota distribuída à imprensa, Tina Toneti, que é advogada militante na comarca de Jacarezinho se diz apta para disputar as eleições e que não há empecilho para sua pré-candidatura ao executivo local. Ela assinala que a informação sobre a suposta inelegibilidade é fake News. 

O advogado eleitoral Luiz Eduardo Peccinin confirma as informações da ex-prefeita assinalando que “Tina não está com os direitos eleitorais cassados, e está completamente livre para disputar as eleições, é pré-candidatíssima. Qualquer informação que afirme o contrário é fake News”.

Quem também reafirma a candidatura de Tina é o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores, Arilson Chiorato. “A Tina é nossa pré-candidata a prefeita em Jacarezinho e conta com o apoio de todos os deputados do nosso grupo político. Acreditamos que tem condições de vencer e mudar a realidade do povo de Jacarezinho”, disse o parlamentar.

Ressuscitando fantasmas

Há poucos dias Tina Toneti produziu uma live nas redes sociais abordando o tema fake News. Por quase duas horas, numa apresentação enfadonha e cansativa, ela discorreu sobre oi tema, se dizendo vítima constante de notícias falsas, a quem atribui a derrota para o atual prefeito Sérgio Faria (DEM).

Ela resgatou velhos fantasmas da eleição passada, como a morte de seu cãozinho de estimação, que, segundo ela, teria sido envenenado e que os adversários teriam usado o fato atribuindo-lhe a morte do animal como tática para causar comoção popular.

Ela cita também outro fato que teve peso relevante na eleição passada, a falência da empresa do marido, na qual tinha participação acionária. Com a firma impossibilitada de operar os funcionários, demitidos, ficaram sem receber seus direitos trabalhistas, fato que ela reconhece como pendente até hoje.   

A baixa audiência da live exibida na internet revela que a credibilidade da ex-prefeita está longe de emprestar-lhe a credibilidade e popularidade que se auto atribui.  

Deixe um Comentário