Eleições Política

ELEIÇÕES 2020: Região tem quase 2 mil candidatos a vereador

Comparados as eleições de 2016, os números mostram um aumento de 13% em pretensões ao cargo majoritário e um acréscimo de 10,5% de intensões a uma cadeira no Legislativo

Norte Pioneiro soma 174 candidatos a prefeito e vice que disputarão o pleito municipal em 26 cidades 

Duas mulheres votando na urna

Assessoria


Falta de opção é o que não vai ter nas eleições municipais em 15 de novembro. O Norte Pioneiro contabiliza 1.900 candidatos a vereador e 87 candidatos a prefeito registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comparados as eleições de 2016, os números mostram um aumento de 13% em pretensões ao cargo majoritário e um acréscimo de 10,5% de intensões a uma cadeira no Legislativo.

Dentre os 26 municípios que compõe a região, Japira lidera com sete candidatos a prefeito, o maior número de concorrentes da região, seguido por Jacarezinho (6), Santo Antônio da Platina (6) e Siqueira Campos (6). Já o número de concorrentes a uma vaga no Legislativo Santo Antônio da Platina lidera com 157 adversários, seguida por Jacarezinho (155), Cambará (122) e Siqueira Campos (119).

Para a especialista em comunicação pública, Cíntia Bruno, fundadora do blog político “Tô de Olho”, um dos motivos que vem contribuindo para a ampliação em torno do pleito eleitoral, é o aumento de partidos políticos no país. Com isso, houve algumas divisões de blocos políticos, e essas legendas partidárias vem agregando mais pessoas em torno dos grupos para que se fortaleçam para disputar o pleito eleitoral.

“Muito preocupante a questão desse aumento de pessoas que são inseridas no processo para completar legenda. O que muitas vezes acontece com as mulheres. Partidos que vão disputar o pleito, convidam mulheres apenas para cumprir com a legislação eleitoral”, aponta a especialista.

Analisando o viés do crescimento espontâneo, Cíntia comenta que esse desejo se dá pela polarização do posicionamento político. Influenciado por uma série de fatores, social, econômico e até religiosos. “Os grupos vão se agregando e se alinhando na tentativa de tentar defender no contexto social, seus desejos e conceitos, acabam se envolvendo no movimento político em prol das suas próprias bandeiras”, detalha.

Outro fator que tem colaborado com o crescimento são os empates e discussões políticas em redes sociais – que vem fortemente influenciando nas campanhas políticas. “Vários aliados políticos se distanciaram para migrarem para novas legendas e quando os partidos começam a ter divisões, acabam impactando em novos blocos que vão se formando e resultam nesse aumento gradativo como vemos nos últimos anos”, diz.

A especialista avalia que por um lado, esse viés da pluralidade é positivo, pois ampliam a discussão. Mas ao mesmo tempo pode ser negativo, porque “o que de fato distingue o posicionamento político e a linha de governo de cada um desses candidatos? Quando há essa pluralização de partidos, muitas vezes o alinhamento político de cada legenda é muito próximo uma da outra, e acaba resultando em muitos candidatos com o mesmo alinhamento político. Mas se for uma eleição sólida, com um bom debate de ideias, é positivo porque permite aos eleitores analisar as diversas propostas de cada um dos candidatos”, finaliza.

Confira a lista de candidatos por município:

Município Candidatos  a prefeito Candidatos a vereador
Abatiá 4 70
Andirá 3 86
Barra do Jacaré 4 35
Cambará 5 122
Carlópolis 2 65
Conselheiro Mairinck 3 64
Curiúva 3 56
Figueira 4 65
Guapirama 2 52
Ibaiti 3 116
Jaboti 2 35
Jacarezinho 6 155
Japira 7 67
Joaquim Távora 2 53
Jundiaí do Sul 2 33
Pinhalão 3 57
Quatiguá 2 47
Ribeirão Claro 2 87
Ribeirão do Pinhal 5 108
Salto do Itararé 3 71
Santana do Itararé 1 45
Sto. A. da Platina 5 157
São José da Boa V. 2 27
Siqueira Campos 6 119
Tomazina 1 25
Wenceslau Braz 5 83

Deixe um Comentário