Siqueira Campos

Duplicação deve resolver gargalos na PR-092 em Siqueira Campos

Obras devem beneficiar trecho entre os principais trevos de acesso à cidade até fábricas da Pro Tork

Duplicação da PR-092 vai oferecer mais segurança no trânsito no perímetro urbano de Siqueira Campos
CRÉDITO: Google

Da Redação


A duplicação de um trecho de pouco mais de dois quilômetros da PR-092 no perímetro urbano de Siqueira Campos deve acabar com pontos críticos que há anos são alvo de reivindicações por melhorias. As obras devem beneficiar uma extensão que abrange os trevos de acesso à cidade até as fábricas da Pro Tork, passando pelos acessos a Tomazina (PR-272) e Salto do Itararé (PR-424). 

Segundo uma fonte ligada ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ouvida pela Tribuna do Vale, o projeto está pronto e deve sanar os problemas de tráfego no perímetro urbano de Siqueira Campos. 

“Hoje um dos principais problemas da PR-092 no Norte Pioneiro, senão o maior, é em Siqueira Campos. A situação lá é terrível. São diversos cruzamentos em nível que têm pouca visibilidade, fluxo muito intenso de veículos pesados e também motos, e o resultado é um trânsito perigoso nos horários de pico. O projeto está pronto, agora temos o processo licitatório e sem imprevistos as obras devem começar no início do ano que vem”, revela a fonte. 

“São quatro trevos: um que liga Tomazine e outro Salto do Itararé, além dos acessos ‘clandestinos’ para a cidade e para as fábricas, com entradas improvisadas e sem segurança para os motoristas”, continua. 

As informações, contudo, ainda não revelam se haverá a construção de trincheiras (ou seja, passagem por sob a pista de rodagem) ou rotatórias para todos estes acessos – embora a primeira hipótese seja a mais plausível. 

O tão aguardado anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, durante o encerramento da 10ª Ficafé, em Jacarezinho, no começo de outubro. Na oportunidade, porém, não foram divulgados mais detalhes do projeto. 

OBRAS NA PR-092

O governo do Estado também realiza importantes obras de melhorias na PR-092 no trecho entre Santo Antônio da Platina a Jaguariaíva, em uma extensão de aproximadamente 150 quilômetros. Além de melhorias na pavimentação já muito deteriorada pelo fluxo pesado de veículos, especialmente caminhões, que já estão em andamento, também está prevista a construção de terceiras pistas ao longo do trecho, o que deve dar mais agilidade e segurança no trânsito. 

Vale lembrar ainda que a rodovia está inclusa no chamado “Anel de Integração”, que terá mais de quatro mil quilômetros de rodovias licitados, visando a duplicação – com a implantação de praças de pedágio. 

Deixe um Comentário