Geral

Dr. Sérgio articula candidatura própria

Nome ainda não está definido, mas deve ser um de seus atuais ou ex-secretários

Da Redação 


O prefeito de Jacarezinho e presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), o médico Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio (Democratas) articula o lançamento de um candidato de seu grupo político à chefia do Poder Executivo. A informação surpreende os meios políticos locais já que se vislumbrava a neutralidade do gestor nas eleições deste ano ou o apoio ao pré-candidato do PSD, Marcelo Palhares.

A escolha do nome deve recair sobre um dos atuais ou ex-secretários municipais, e os mais cotados são o atual Secretário de Gabinete, Américo Alves Pereira Neto, o da Conservação Urbana, José Antônio Costa e o ex-secretário de Comércio, Indústria e Turismo, Homero Pavan Filho. Os dois estão filiados ao Democrata e o terceiro ao PDT. Há outros nomes, porém. 

Em entrevista à Rádio Educadora, Dr. Sérgio explicou que prefere um nome com mais experiência e que já tenha exercido cargos públicos. “Não é fácil manter a estrutura administrativa com os problemas de saúde, econômicos e sociais que estamos vivendo a partir da pandemia do coronavírus. Aquele que vier a assumir o Executivo deverá ter muito equilíbrio e conhecimento de como funciona a Prefeitura”, dando praticamente como descartado o apoio a Palhares, defendido pelo presidente estadual do DEM, deputado federal Pedro Lupion.

Dr. Sérgio busca um candidato que dê publicidade, na campanha, de seu legado administrativo após praticamente oito anos de mandato. “Nossa gestão consertou muita coisa errada e plantou as sementes do planejamento em diversas áreas. Sempre digo que serão necessários 20 anos para 

a transformação que os jacarezinhenses merecem e gostariam, e demos início nesses oito anos”, argumenta o prefeito. 

Para Dr. Sérgio, a maior crítica sobre sua administração recai sobre o sistema público de saúde, e, por isso, pretende assumir a direção da Secretaria de Saúde a partir de 1º de junho, antecipando a demissão do atual secretário, Marcelo Nascimento.

Entre as principais conquistas atribuídas à atual gestão estão o curso de Odontologia, com as Clínicas Odontológicas, pavimentação asfáltica, aquisição de área para o novo Distrito Industrial e de veículos, máquinas e equipamentos para todas as secretarias municipais.

Apoios

Além de DEM e PDT, o prefeito de Jacarezinho busca ainda o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). A principal liderança petista na cidade, a ex-prefeita Tina Tonet, teve as contas de 2008 rejeitadas pela Câmara Municipal em 2017, e, em virtude da Lei da Ficha Limpa, pode ter sua candidatura impugnada. 

Na mesma entrevista concedida ao Jornal do Meio Dia, apresentado pelo radialista João Teodoro, Dr. Sérgio disse que se aproximou e passou a admirar o vereador Nilton Stein, professor e presidente do PT municipal. “Ele foi muito justo e correto no episódio em que tentaram cassar meu mandato, e sou grato por isso”. 

Para o prefeito, trata-se de um vereador diferenciado devido ao seu conhecimento e experiência como líder sindical, o que somaria muito em uma futura administração. Especula-se que o PT poderá indicar o candidato a vice-prefeito, o que aumentaria muito as chances de eleição da chapa oficial. Um dos obstáculos a essa aliança é uma determinação estatutária do PT que veda coligações eleitorais entre petistas e democratas.

Deixe um Comentário