Meio Ambiente Santo Antônio da Platina

Dia da Árvore tem plantio de mil mudas no Morro do Bim

Enriquecimento florestal beneficia fauna e flor
Créditos: Antônio de Picolli

Da Redação


Em comemoração ao dia da árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a prefeitura de Santo Antônio da Platina, juntamente com a secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promoveram o plantio de 1 mil mudas de árvores no alto do Morro do Bim, no sábado, 18.

Evento foi realizado através de uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar e Tiro de Guerra
Créditos: Antônio de Picolli

O evento foi realizado através de uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar e Tiro de Guerra. De acordo com secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luiz Carlos da Silva, essa ação está sendo realizada em todo Estado, através do Projeto Paraná Mais Verde, em comemoração ao Dia da Árvore. “A secretaria vai estar aguando as mudas, mantendo o local limpo, para que ela se desenvolva e possa crescer por conta”, disse.

Sobre as constantes queimadas no Morro do Bim, o secretário detalha todos os anos é feito o serviço preventivo no entorno do morro para que não queime. “Vamos continuar mantendo os trabalhos para manter o morro e as mudas”, finalizou.

SANEPAR – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está plantando 45 mil árvores no entorno de unidades de água e esgoto no Norte do Estado. A ação trata-se de programas de enriquecimento florestal e de cortina verde, atendendo legislações diversas.

Plantio no Norte do Estado, entre 2019 e 2020, somam 45 mil árvores
Créditos: Antônio de Picolli

A agrônoma Sandra Silveira, coordenadora do projeto na Sanepar, diz que o trabalho visa auxiliar na restauração da Floresta Estacional Semidecidual, parte do bioma Mata Atlântica do Interior. Segundo ela, este é o bioma mais degradado do Estado do Paraná, restando menos de 3% da cobertura original.

 O primeiro lote das 15 mil árvores plantadas entre 2019 e 2020 foi de 140 espécies nativas, numa área de 109 hectares, em 25 municípios, desde o Norte Pioneiro até o Vale do Ivaí e Paranapanema. Além de Apucarana, os plantios foram feitos em Marilândia do Sul, Cambé, Tamarana, Londrina, Arapongas e Santo Antônio da Platina.

Deixe um Comentário