Santo Antônio da Platina

Decisão sobre Colégio Sesi deve sair nesta sexta-feira

Deputado federal Pedro Lupion terá uma reunião on line com a direção da Fiep para tratar do assunto

Da Assessoria


O destino do Colégio Sesi, unidades de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes, deverá ser conhecido na manhã desta sexta-feira (21), durante uma reunião por vídeo conferência entre o deputado federal Pedro Lupion (DEM) e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, que representa a entidade mantenedora da instituição.

Inicialmente a Fiep havia anunciado a redução de 20% das vagas disponibilizadas a partir de 2021. Atualmente são 10,7 mil alunos, que seria reduzido para 8,6 mil vagar, uma perda que atingiria cerca der 2.100 estudantes.

Em seguida, no entanto, a informação aponta o fechamento de 30 das 43 unidades do Colégio Sesi no Paraná, provocando reações generalizadas em todas as cidades que sediam a instituição. As mobilizações surpreenderam a direção da Fiep, que adiou a decisão definitiva e já admite repensar o fechamento de algumas unidades, entre as quais, a de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.

Ao tomar conhecimento da informação sobre a decisão da Fiep de paralisar a unidade platinense, o deputado Pedro Lupion entrou em contato imediatamente com a direção da Fiep no Paraná. Na condição de representante da região no Congresso, e, especialmente, por sua atuação na defesa das iniciativas da federação no estado, fez valer sua liderança junto a entidade.

O parlamentar lembra a forte mobilização em Santo Antônio da Platina, principalmente a carreata liderada por alunos do Colégio Sesi, que na tarde de quarta-feira (19), foram às ruas, com apoio da comunidade, exigir a manutenção da instituição na cidade.

Na manhã desta sexta-feira as populações das cidades de Santo Antônio da Platina e Bandeirantes voltam as atenções voltadas para o desfecho da conversa entre Lupion e o presidente da Fiep.

Ontem à tarde o parlamentar se mostrava otimista com a possibilidade de uma revisão da decisão, inclusive beneficiando outras regiões do estado. “A Fiep sempre teve um papel decisivo no desenvolvimento do Paraná e sabe que o estado precisa da manutenção do Colégio Sesi, instituição respeitada pela excelência do ensino que proporciona a milhares de jovens paranaenses”, salientou Pedro Lupion.          

Deixe um Comentário