Bandeirantes

Crea-PR promove Fórum de Acessibilidade em Bandeirantes na próxima segunda

Da Assessoria


O Crea-PR promove, na próxima segunda-feira (21), em Bandeirantes, a última etapa do Fórum de Acessibilidade. Realizado em várias regiões do Estado desde abril deste ano, a cidade recebe o oitavo evento, após Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Arapongas, Toledo e Pato Branco. A programação acontecerá no Auditório Central do Campus Luiz Meneghel, Universidade Estadual do Norte do Paraná, das 14h às 18h, e contará com representantes da Prefeitura, além do Crea-PR e da instituição sede.

A programação inicia com a engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, que fala sobre a Acessibilidade no Espaço Público e  apresenta o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), lançado em fevereiro deste ano.

A engenheira agrônoma Marlene Ferronato, inspetora-chefe da Inspetoria de Pato Branco do Crea-PR, declara que estes Fóruns realizados na Regionais têm o objetivo de difundir leis e normas que determinam a acessibilidade no país e definir ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos responsáveis da área. “Os Fóruns Regionais acontecem a cada dois anos para disseminar o conhecimento, atualizar os profissionais das Engenharias e sensibilizar o Poder Público, as lideranças e a comunidade para este tema tão importante, que é a acessibilidade”, explica Marlene. A engenheira, que integra a Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, acrescenta que a realização do Fórum Regional busca facilitar a participação do maior número de pessoas. “É uma oportunidade para os municípios mostrarem o que estão fazendo de novo e também de sugerirmos novas práticas para os gestores públicos, pensando em evoluir no assunto, para melhorar a qualidade de vida da população”, completa Marlene. Ela aborda neste Fórum o tema Arborização Urbana e Acessibilidade na Mobilidade Urbana.

O engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, que foi coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, participa do Fórum falando sobre o novo Mindset da Acessibilidade. Além das palestras, o evento terá um momento de vivência e o encerramento com um debate para a participação de todos.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento

Deixe um Comentário