Destaque Ibaiti

Corpo de Bombeiros autuam organizadores da feira de Ibaiti

Apesar de liberar exposição, vários itens referentes à segurança geraram auto de infração

Show de Fernando e Sorocaba começou com várias horas de atraso por conta de várias irregularidades
CRÉDITO: Imprensa Norte Pioneiro

Da Redação


O Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Santo Antônio da Platina, depois da realização de nova vistoria no Parque de Exposições de Ibaiti, no início da madrugada do último sábado (23), autorizou o início da 33ª Ficai – Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Ibaiti, com programação de abertura com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, mas, em razão das irregularidades verificadas no local, anunciou na tarde desta segunda-feira (25) a autuação dos organizadores do evento por uma série irregularidades envolvendo itens de segurança.

Segundo o comandante da corporação, Capitão Angelino José de Siqueira, foi gerado uma Notificação de Autuação, conforme verificação da vistoria. Sendo as principais irregularidades: controle de materiais de acabamento e revestimento ausente em parte da edificação temporária; iluminação de emergência não energizada; acesso a viatura deficiente; obstrução das saídas de emergência (às quais foram aumentadas posteriormente na 2ª vistoria); e, ausência de corrimãos.

Ainda segundo o comando do Corpo de Bombeiro, foi constatado, também, uso de mangueiras para GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) não certificadas. Após a notificação, o responsável pelo evento tem 20 dias de prazo para apresentar a defesa, que será verificada a procedência.

O comando explica que o sistema gera a multa, portanto, a corporação ainda não tem acesso aos valores.

Guapirama

O Corpo de Bombeiros informou que situação parecida ocorreu em Guapirama por ocasião da realização da Expoguapi, no início deste mês. O Centro de Eventos onde aconteceu a exposição também foi interditado parcialmente. Entre as irregularidades, parte dos camarotes, permanecendo interditado. Esse fato também gerou um auto de infração, segundo o Corpo de Bombeiros, mas não revelou valor tendo em vista que os organizadores ainda estão no prazo de recurso.

Tensão em Ibaiti

O impasse em Ibaiti, na abertura da 33ª Ficai, gerou um clima de tensão envolvendo organizadores, o prefeito Antonely de Carvalho e o próprio público que compareceu ao Parque de Exposições sem saber se o evento aconteceria. Naquela noite estava previsto show com a dupla Fenando e Sorocaba. O parque foi liberado parcialmente somente por volta de 1h20 de sábado.

A nova vistoria do Corpo de Bombeiros atendeu a um pedido do prefeito, que garantiu que o local estaria de acordo com as normas exigidas. O comando, após a vistoria, informou que a organização atendeu aos requisitos mínimos de segurança para a realização do evento, porém, segundo o comandante do SGBI, Angelino José de Siqueira, seria gerado um auto de infração e multa aos organizadores por outras irregularidades, mas que não ofereciam risco iminente à vida.

Deixe um Comentário