Cornélio Procópio COVID-19

Cornélo Procópio mantém comércio aberto e prefeitos pedem reavaliação de decreto estadual

Ataíde Cuqui


Prefeitos da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop)  estiveram reunidos no começo da noite da última terça-feira (01), em Cornélio Procópio.  A reunião virtual, no Centro Cultural Galdino de Almeida, foi para discutir o decreto nº 4942/2020 do governador Ratinho Júnior que estabelece o fechamento do comércio e o endurecimento nas medidas de isolamento social em virtude da Covid-19.

Os prefeitos aprovaram documento que será enviado ao governador do Estado  em que pedem uma reavaliação dos números que colocam a região entre os casos mais graves do Paraná. Também acataram proposta do prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSD), para a manutenção do comércio aberto nesta quinta e sexta-feira dentro das normas que vinham sendo seguidas.

“Vamos protocolar e fazer tramitar com a urgência necessária um recurso administrativo pedindo a reconsideração do decreto governamental. Queremos que haja um tratamento diferenciado para a nossa região, pois, no nosso entender, ela não vive hoje o momento complicado de dias atrás”, justificou Honnouche, que ainda convalesce de uma cirurgia a que foi submetido na semana passada para extração de cálculos renais.

Para ele, a situação já está se estabilizando, não só em seu município, como em toda a região, graças à complacência da população, notadamente dos que trabalham no comércio local. “Eles têm colaborado com o município e trabalhado de acordo com as orientações técnicas recomendadas. Assim, esperamos obter sucesso neste recurso administrativo para seguirmos trabalhando da forma como estamos fazendo”, complementou o prefeito de Cornélio Procópio.

Pela decisão tomada na reunião, o documento será elaborado por técnicos do Cisnop (Consorcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná) e Amunop, os prefeitos mantêm a esperança de reverter a decisão na capital do Estado. Enquanto isso prevalece decreto municipal que mantem o comércio aberto, com apenas algumas restrições de horário.

Deixe um Comentário