Cornélio Procópio COVID-19

Cornélio Procópio vai realizar pesquisa para apurar quem teve exposição com o vírus

Município já contabiliza 11 mortes pelo novo Coronavírus

Ataíde Cuqui.

Cornélio Procópio vai realizar um trabalho em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unp), para identificar para identificar o percentual da população que já teve exposição ao vírus da Covid-19. No município, de acordo com os últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 11 pessoas já morreram com a doença, enquanto outras 206 foram testadas positivas.

O estudo será realizado a partir de uma entrevista com um profissional de saúde que fará a realização de um teste rápido que permite identificar se a pessoa já teve a presença de anticorpo. “Com o resultado,  teremos condições de estabelecer uma estimativa dos que já tiveram essa exposição, notadamente as consideradas assintomáticas”, declarou Ricardo Castanho Moreira, diretor do Curso de Enfermagem da Uenp.

No Norte Pioneiro, segundo ele, dos 43 municípios atendidos pela universidade, que conta com o apoio da 18ª  Regional de Saúde e Fiocruz,  foram selecionados doze para realização do estudo. “Já iniciamos as testagens em Bandeirantes e Cornélio Procópio será o segundo município onde as coletas serão feitas”, informou Moreira.

“Trata-se de um apoio a mais que a gente ganha com o desenvolvimento desse trabalho aqui. Ele servirá como importante apoio para tomada de decisões futuras”,  avaliou a vice-prefeita e vice-presidente da Defesa Civil local, Angélica Olchaneski. Na reunião, ela representou o prefeito Amin Hannouche.

As inscrições já foram abertas logo depois da reunião e vão até a próxima quinta-feira (18) para participação de voluntários. Para a realização desses testes, a preferência é de que o voluntário esteja na faixa dos 18 aos 59 anos. O sorteio para escolher os participantes será na sexta-feira.

Pelo número limitado de testes, a inscrição não garante ao participante realização a sua realização teste. Será feito um sorteio por uma professora de estatística da UTFPR e, na presença da imprensa e representantes da comunidade. A participação será agendada através da equipe de recrutamento.

Para se inscrever, os interessados devem enviar uma mensagem via whatsApp, telefones(43) 99981-5194, ou (43) 998259652  e e-mail pesq[email protected].. Na mensagem, as pessoas devem informar os dados completos, com data de nascimento, a área de trabalho, local de residência e telefone de contato para ser convocado se sorteado. Pessoas incluídas no grupo de risco não participam do estudo.

Deixe um Comentário