Paraná Tecnologia

Congresso debate desenvolvimento sustentável em Curitiba

Congresso Sesi ODS acontece entre os dias 4 e 5 de setembro, no Campus da Indústria. Inscrições estão abertas

De: Tayna Soares


Conseguir atender as necessidades atuais da população sem comprometer o futuro das próximas gerações. Essa é a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte de uma agenda global proposta pela ONU, em 2015, e assinado por 193 países. Para incentivar e reconhecer ações em prol do desenvolvimento sustentável no Paraná, o Sistema Fiep promove, nos dias 4 e 5 de setembro, o Congresso Sesi ODS 2019. O evento é gratuito e será realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. 

Durante os dois dias estão programados oficinas e painéis, bem como uma mostra de projetos inscritos no Prêmio Sesi ODS. “O Congresso tem como objetivo provocar reflexões, compartilhar experiências e apresentar caminhos para que mais pessoas e instituições atuem em prol dos ODS” explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Para falar sobre as oportunidades e desafios da Agenda 2030 – prazo estabelecido pela ONU para que sejam atingidos os 17 ODS – o Sesi traz à Curitiba o empresário e professor Ricardo Young, que presidiu o Instituto Ethos e é um dos pioneiros da causa pela sustentabilidade no país, e Fernanda Cabral, fundadora do Movimento Imagine 2030.

Participam do painel sobre “Instituições de Ensino e os ODS”, Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, e Ricardo Siqueira Campos, Co-chair do PRME Chapter Brazil e as instituições de ensino Unicesumar e Unespar/Paranaguá.

Durante o evento ocorrerá a entrega do Selo Sesi ODS, do Prêmio Sesi Peça por Peça e também do Prêmio Sesi ODS 2019. As inscrições para participar do Congresso Sesi ODS 2019 são gratuitas e podem ser feitas no link http://oitinerantte.com.br/ods/

Prêmio Peça por Peça

 O Prêmio Peça por Peça reconhece e premia escolas públicas municipais de todo o Paraná e tem como objetivo estimular e divulgar as ações e projetos desenvolvidos pelas escolas que favoreçam a transformação do ambiente escolar para o alcance dos ODS, principalmente o item 4, que é Educação de Qualidade. 

Prêmio Sesi ODS

Desde 2004, o Sesi no Paraná lidera um trabalho de divulgação e acompanhamento de iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável. Entre as inciativas está o Prêmio Sesi ODS, que estimula empresas, escolas e instituições a realizarem projetos relacionados aos ODS e, assim, contribuir para o alcance das metas no Paraná. Neste ano, o Prêmio teve recorde de inscrições. Ao todo, 383 instituições públicas e privadas enviaram suas melhores práticas. Os vencedores serão revelados durante o Congresso. 

Confira a programação completa do Congresso Sesi ODS 2019

4 de setembro (quarta-feira)

Oficinas: inscrições encerradas. 

5 de setembro (quinta-feira)

7h: credenciamento

8h30

  •         Abertura Congresso Sesi ODS
  •         Painel PRME Chapter Brasil “Instituições de Ensino e os ODS”

o    Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global

o    Ricardo Siqueira Campos, Co-chair do PRME Chapter Brasil

o    Unicesumar e Unespar/Paranaguá

·         Mostra de Projetos

12h30: almoço

14h 

  •          Entrega Prêmio Sesi Peça por Peça
  •          Painel “Oportunidades e desafios da Agenda 2030”

o    Fernanda Cabral, Fundadora do Movimento Imagine 2030

o    Ricardo Young, Empresário e professor

o    José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná

  •          Entrega do Selo Sesi ODS 2019 e Prêmio Sesi ODS 2019

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial.

Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Deixe um Comentário