Eventos Gastronomia

Concurso inicia escolha dos melhores cafés do país

“Copa do Mundo do Café” acontece até domingo, 21, em Guaxupé/MG

Cup of Excellence – Brazil 2018


Grãos de café  Crédito: Divulgação

Acontece nesta semana a etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, principal concurso internacional de avaliação de cafés especiais. O evento acontece em Guaxupé/MG até domingo, dia 21. Considerado a Copa do Mundo do Café Especial, o concurso conta com a presença de 29 juízes de dez países, que já começaram a provar 77 amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional, realizada em Varginha/MG.

A Cooxupé e a SMC Specialty Coffees são as anfitriãs do evento que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O júri é composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes vão degustar, avaliar e atribuir nota para cada uma das amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). No dia 21 de outubro, os produtores dos cafés com melhores pontuações serão apresentados e premiados durante uma solenidade.

Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.

“A missão do Cup of Excellence é garimpar os cafés nacionais mais diferentes e que apresentem um nível de excelência, que sejam diferenciados. Apresentamos durante o Cup a nossa variedade e a qualidade do café brasileiro. É a principal vitrine para esse nicho de cafés especiais”, diz Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Os cafés vencedores vão participar de leilões organizados pela ACE com apoio da BSCA, garantindo valores diferenciados pelas sacas.

Deixe um Comentário