Agronegócios Geral

Conab recebe maior volume de recursos dos últimos 5 anos para PAA

CONAB – Assessoria de Imprensa


Neste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) terá, apenas no Paraná, R$ 8 milhões em recursos para operacionalizar o Programa de Aquisição de Alimento (PAA). Este é o maior volume de recursos injetado nos últimos 5 anos, sendo possível contemplar 50 projetos que beneficiam 1.150 agricultores familiares. O valor destinado para 2020 é 27,6% superior ao somatório das operações realizadas em 2017, 2018 e 2019.

Os resultados deste investimento na agricultura familiar paranaense, com um balanço das atividades realizadas no âmbito do PAA, foram apresentados ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião com o superintendente da Companhia no estado, Erli de Pádua Ribeiro. “Esta é uma oportunidade para apresentar os desafios do programa a fim de atender as demandas apresentadas pelos agricultores locais. O aumento de recursos possibilita que o programa beneficie mais agricultores rurais e consequentemente disponibilize mais alimentos para doação, alcançando um número maior de beneficiários consumidores”, ressalta o superintende.

A verba será destinada ao apoio à comercialização de 2,8 mil toneladas de alimentos, que chegarão à mesa de cerca de 270,6 mil pessoas em situação de insegurança alimentar por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea. 

O PAA foi criado em 2003 para promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.  Os recursos são disponibilizados pelo Ministério da Cidadania e a execução do programa é realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento. Neste ano, o programa recebeu aporte orçamentário suplementar face à crise econômica e social que vem sendo gerada pela pandemia de COVID-19.

Deixe um Comentário