Paraná

Com time modificado, Paraná vence a Ponte e divide a liderança da Série B

Da Redação Bem Paraná


O Paraná Clube venceu por 2 a 1 a Ponte Preta nessa terça-feira (dia 1º) à noite, na Vila Capanema, pela 7ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense passa a dividir a liderança da competição com o Cuiabá, ambos com 14 pontos. No critério de desempate, a equipe do Mato Grosso fica à frente. A Ponte Preta está na 6ª colocação, com 11 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

JEJUM
O placar encerrou um jejum de 12 anos. O Paraná não vencia a Ponte Preta desde 2008. Depois daquele jogo, foram 13 duelos entre as duas equipes, com cinco vitórias da Macaca e sete empates, além da vitória dessa terça-feira.

ARTILHEIRO
O meia Renan Bressan marcou mais um e agora é o artilheiro isolado do Paraná em 2020, com 5 gols em 14 jogos, à frente do ponta Andrey que tem 4 gols em 15 jogos.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Allan Aal não tinha desfalques, mas promoveu duas mudanças na escalação, lançando Guilherme Biteco e Marcelo nas pontas. Com isso, Andrey e Gabriel Pires iniciaram no banco de reservas. O esquema tático foi novamente o 4-2-3-1, com Bressan (centro), Biteco (direita) e Marcelo (esquerda) na linha de três.

A Ponte Preta não contava com Rayan (ex-Paraná), Camilo (ex-Inter), Zanocelo, Luan Dias, Bruno Rodrigues (ex-Paraná e Athletico), Osman, João Veras e Zé Roberto. O time paulista também jogou no 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com um gol com a marca registrada do Paraná: pressão alta e bola roubada no campo do adversário. Biteco disputou o lance, Paulo Henrique ganhou e tocou para Bruno Gomes, que rolou para Bressan, na área, chutar no canto: 1 a 0. O mandante teve a chance de fazer o 2º gol aos 5 minutos, em boa jogada de Higor Meritão, mas o goleiro salvou com os pés.

Aos 15, a Ponte empatou em cruzamento do meia João Paulo (ex-Paraná) e cabeceio de Matheus Peixoto. Depois disso, o Paraná recuou e morreu no jogo. O time paulista tomou conta do meio-campo e passou a atacar com frequência. Foram seis boas jogadas ofensivas da Ponte nesse período, enquanto a equipe paranaense pouco incomodou.

Ainda aos 26 minutos, Bressan saiu lesionado, para a entrada de Michel.

SEGUNDO TEMPO
Depois do intervalo, a Ponte voltou dominando o jogo, mas com ritmo mais lento. O Paraná seguiu atrás e com dificuldades para atacar. Aos 26, entraram o volante Karl e o ponta Andrey. O mandante até incomodou em dois chutes de longa distância, mas não criou chances na segunda etapa. A Ponte levou algum perigo em dois lances. O jogo caminhava para um empate quando Paulo Henrique arriscou um cruzamento rasteiro aos 43. Luizão tentou cortar e marcou gol contra.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 13 finalizações (5 certas), 57% de posse de bola e 80% de eficiência nos passes. Já a Ponte Preta somou 12 finalizações (1 certa), 43% de posse de bola e 76% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

PARANÁ 2×1 PONTE PRETA
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão (Karl); Biteco (Gabriel Pires), Renan Bressan (Michel) e Marcelo (Andrey); Bruno Gomes. Técnico: Allan Aal
Ponte Preta: Ivan; Apodi, Luizão, Alisson e Guilherme Lazaroni; Luís Oyama (Danrley) e Neto Moura (Dawhan); João Paulo, Pato (Papa Faye) e Moisés (Yuri); Matheus Peixoto (Ernandes). Técnico: Brigatti
Gols: Renan Bressan (2-1º), Matheus Peixoto (15-1º) e Luizão (contra, 43-2º)
Cartões amarelos: Luís Oyama, João Paulo (PP). Fabrício, Thales (Par).
Árbitro: Diego da Costa Cidral (SC)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Paraná. Paulo Henrique rouba na ponta direita e aciona Bruno Gomes, que rola para Bressan, na entrada da área. Ele chuta no cantinho.
5 – Higor Meritão rouba no meio-campo, tabela com Bruno Gomes e sai na cara do gol. Ele chuta e o goleiro salva com os pés.
15 – Gol da Ponte. João Paulo cruza da esquerda. Matheus Peixoto se infiltra entre Fabrício e Jean. E cabeceia no canto.
18 – Escanteio. Lazaroni cruza. Luizão sobe sozinho e cabeceia perto, ao lado.
19 – Jean Victor cruza rasteiro. Bruno Gomes quase alcança. A bola passa com perigo.
29 – Alisson tira de soco e a bola sobra na área para Moisés, que chuta. Thales bloqueia.
33 – Matheus Peixoto passa por Thales, invade a área e prepara o chute, mas é desarmado por Fabrício.
36 – Matheus Peixoto recebe na área, cai ao dividir com Jhony Douglas e pede pênalti.
38 – João Paulo tabela com Moisés na área e chuta. A zaga bloqueia.
43 – Pato cruza da direita. Ninguém corta. Na 2ª trave, Moisés chuta para fora.

Segundo tempo
4 – Moisés passa por Paulo Henrique e cruza rasteiro. Fabrício fura, mas Pato não alcança.
12 – Michel rola para Higor Meritão, fora da área. Ele chuta mal.
15 – Escanteio. Lazaroni cruza. O zagueiro Alisson sobe livre e cabeceia perto.
27 – Falta de longa distância. Fabrício cobra forte, no cantinho. O goleiro espalma.
35 – Jhony Douglas solta a bomba de fora da área. O goleiro espalma no alto.
36 – Biteco cobra escanteio. Fabrício cabeceia. A bola bate no ombro de Luizão. O Paraná pede pênalti.
43 – Gol do Paraná. Paulo Henrique cruza rasteiro. Luizão tenta cortar e marca contra.

Deixe um Comentário