Wenceslau Braz

Com indenizações pagas, pavimentaçã do Contorno Sul fica mais próxima

Proprietários de áreas afetadas pela obra já receberam indenizações e pavimentação deve começar até julho

Contorno, hoje sem pavimento, faz a ligação da PR-092 à PR-442
Crédito: Lucas Aleixo

Da Redação 


Com as indenizações pagas aos proprietários de áreas afetadas pela pavimentação do Contorno Sul, em Wenceslau Braz, a tão aguardada obra fica mais próxima de acontecer. Segundo fontes ligadas ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná, a estimativa é que até julho o projeto enfim seja concretizado. 

A obra consiste na pavimentação de um trecho de três quilômetros de extensão que liga a PR-092 à PR-422 e possibilita a motoristas evitar o tráfego pelo centro de Wenceslau Braz.

Orçada em R$ 11,7 milhões, a pavimentação faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. A intervenção terá 85% de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com aporte de 15% do Estado.

O projeto prevê a implantação de uma pista simples pavimentada com acostamentos e duas interseções em nível nas extremidades. Uma ferrovia existente no local será transposta através de um viaduto com comprimento de 30 metros. A obra do elevado é também uma reivindicação da prefeitura, que futuramente planeja utilizar a faixa de domínio da ferrovia como uma nova avenida, com inclusão de pista de caminhada e ciclovias.

ESPERA E BENEFÍCIOS

A obra é aguardada há décadas pelos moradores, incomodados com o fluxo pesado por algumas ruas do centro de Wenceslau Braz usadas como rota de ligação entre PR-092 à PR-422. Como o trecho de terra é preterido por apresentar uma superfície irregular e ficar em péssimas condições em dias de chuva, o centro da cidade acaba sendo o caminho escolhido diariamente por centenas de caminhões, causando transtornos diversos, como trânsito pesado e danos em ruas não projetadas para tráfego deste porte. 

Os próprios caminhoneiros serão beneficiados com a obra, uma vez que terão o acesso entre as duas rodovias feito em questão de poucos minutos, sem enfrentar semáforo e esquinas de difícil manobras. 

Deixe um Comentário