Joaquim Távora

Colégio de Joaquim Távora fica em 1º lugar no NRE de Jacarezinho

Unidade escolar comemora conquista entre os melhores desempenhos do Norte Pioneiro

Município de Joaquim Távora está há anos entre os destaques da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
CRÉDITO: REPRODUÇÃO

Da Redação


O município de Joaquim Távora está há anos entre os destaques do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). E este ano, o Colégio Estadual Miguel Dias (Ensino Fundamental e Médio) conquistou a primeira colocação no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (NRE) junto a outras duas instituições pelo Ensino Médio.

O diretor Carlo Roque detalha que essa conquista se deve à organização e planejamento da equipe diretiva e dedicação dos professores e funcionários que entendem a importância dessa profissão para a nossa comunidade. “Fazemos com amor o nosso trabalho. E destacamos também que o nosso colégio sempre esteve entre os melhores na olimpíada brasileira de matemática”, enfatiza.

Segundo Cristiane Vieira, filha do ex-prefeito Marco Antônio Vieira, as conquistas da cidade tavorense na educação é fruto de um convênio “Ensino Nota 10” firmado com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, Banco Bamerindus e Prefeitura – que promoveram aperfeiçoamento, especialização e preparação dos professores.

O convênio foi firmado durante a gestão do ex-prefeito (entre 1993 e 1996) e da ex-secretária Municipal de Educação, Raquel Ovçar – que não mediram esforços para que esse momento se concretizasse. “A dedicação dos professores é de suma importância e o mérito é deles. Porém, se não houvesse um início lá atrás, pode ser que a educação não tivesse tanto em destaque”, observou Cris Vieira.

Ela ainda detalha que a educação em Joaquim Távora conta com um quadro de professores bem qualificados. “A maioria dos professores com ensino superior e muitos com pós-graduação. Com isso, eleva-se o nível de qualidade de ensino e consequentemente a qualidade da aprendizagem dos alunos – que são os mais beneficiados com isso”, detalhou.

EDUCAÇÃO BÁSICA – A secretária Municipal de Educação Delzuita Vieira de Souza, que comemora a nota mais expressiva da região, superando as médias nacional e estadual na Educação Básica, assinala que a rede municipal de ensino conta atualmente com 1394 alunos. “Das cinco escolas que os alunos realizaram a Prova Brasil todas estão acima da média projetada, e somando resultou na média do município 7.7, pontuação está que mantemos com muito orgulho”, conta.

Delzuita ressalta também a qualidade de ensino da rede municipal, dotada de bons profissionais (professores, diretores e coordenação). “Temos como propósito sempre darmos continuidade ao trabalho, mesmo que a equipe de gestão seja trocada. A organização do planejamento de uma forma que cobra as atividades de forma a desenvolver o raciocínio do aluno.  Tudo de acordo com as matrizes de referência de língua portuguesa e matemática”, disse. 

Joaquim Távora, além do acompanhamento constante do suporte pedagógico da Secretaria de Educação, realiza simulados em todos os anos. E dessa forma verifica se onde o aluno está com defasagem e pode sugerir atividades para ajudar a sanar.

“Desenvolvemos através da Secretaria Municipal de Educação o projeto Olimpíadas Municipal de matemática, onde de uma forma ou de outra, colabora para o desenvolvimento da matemática, pois tornou se uma competição. Realizamos um trabalho de acompanhante de todas as turmas, para que quando chegue no 5 ano o aluno já esteja preparado para as avaliações externas.  Temos apoio do prefeito, e colaboração de todos envolvidos na educação. A Educação Tavorense tem se destacado devido ao esforço e dedicação de todos os que abraçam a luta pela qualidade de ensino”, finaliza a secretária.

Deixe um Comentário