Conselheiro Mairink Ibaiti Quatiguá Santo Antônio da Platina Siqueira Campos Wenceslau Braz

Chuva ainda não resolve problema de abastecimento

Sanepar mantém orientação para consumo racional de água para evitar racionamento

Chuva não ameniza o problema de falta de água na região e reservatórios continuam baixos
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Da Redação


A chuva que finalmente chegou ao Norte Pioneiro desde domingo (20) ameniza o problema dos baixos níveis dos rios e reservatórios de água que abastecem milhares de moradores, porém está muito longe de resolver o problema causado pela longa estiagem que afetou toda a região. 

Em Siqueira Campos e Quatiguá os problemas são gravíssimos devido à baixa vazão dos rios que abastecem os municípios. Em Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Conselheiro Mairinck a situação também é crítica, porém estável. 

O rio que abastece Siqueira Campos, por exemplo, tinha até o fim de semana uma vazão de aproximadamente 10% do volume normal, logo a captação de água ali estava cinco vezes menor que a capacidade do sistema.

O gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz, em entrevista à Tribuna do Vale no fim de semana, havia alertado que mesmo que a previsão de chuva se confirmasse, a situação ainda não seria normalizada rapidamente. “Como o volume de chuvas tem sido quatro vezes menor que o habitual nesta época do ano, não vai ser dois ou três dias de chuva que vai resolver. Precisamos de um período maior de chuva para que os rios voltem a ter uma vazão que possa normalizar o abastecimento”, adiantou. 

Neste fim de semana mais um poço artesiano entrou em operação em Siqueira Campos. Em Quatiguá também haverá a entrega de mais um poço artesiano. As medidas igualmente não resolvem o problema, mas ao menos aliviam a situação extrema de abastecimento que a Sanepar enfrenta nesses municípios.

De qualquer forma o alerta para que a população evite lavar calçadas e carros, por exemplo, e faça o uso racional da água, segue em prática e não deve ser retirado em breve mesmo que as chuvas continuem nos próximos dias. 

De acordo com o Simepar, a previsão não é de boas notícias para os próximos dias. Isso porque segundo o órgão, a probabilidade de chuva para os municípios do Norte Pioneiro durante esta semana é baixa. A tendência é que só volte a chover em volume de maior relevância no próximo domingo (27). 

Wenceslau Braz

Este município teve problemas de abastecimento durante o último fim de semana, mas por motivos diferentes dos enfrentados por cidades vizinhas. Isso porque equipamentos da captação de água no Rio Natureza foram furtados e a Sanepar precisou fazer uma reposição emergencial para suprir o problema.

Os moradores ficaram todo o domingo sem abastecimento, que só foi normalizado no fim da noite. O detalhe é que o município enfrentou graves problemas de desabastecimentos seguidos durante anos, em uma situação que só foi resolvida recentemente, após grandes investimentos da Sanepar para modernizar e ampliar os sistemas de captação e armazenamento de água. 

Deixe um Comentário