Santo Antônio da Platina

Canal de drenagem construído pela prefeitura se torna criatório à céu aberto do Aedes aegypti

Vala aberta para drenar água de mina serve de habitat para a reprodução do Aedes aegypti; cidade tem 141 casos da doença

Água parada e fétida incomoda e oferece risco à saúde dos moradores
CRÉDITO: Divulgação

Luiz Guilherme Bannwart


Moradores de Santo Antônio da Platina estão preocupados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue e de outas doenças graves, em razão de um problema apontado por eles na rua Alfeu Bertolini, na Vila Claro. Trata-se de uma vala aberta pela prefeitura para drenar o volume de água de uma mina existente no local e que não foi concluída pela Secretaria de Obras.

As reclamações já ocorrem há mais de 10 dias e, segundo os denunciantes, deveria ser tratado como prioridade pela prefeitura considerando o risco iminente de uma epidemia de dengue na cidade.

“Em pleno combate à dengue nos deparamos com isso há dias próximo à Escola Pedro Claro, onde eu moro. Um criadouro de mosquitos, sendo que, além disso, podem cair crianças e idosos ali”, reclamou em uma rede social a moradora Celly Martins. 

Outro morador, que pediu anonimato, critica o serviço iniciado pela Secretaria de Obras. “A prefeitura veio aqui, abriu essa vala enorme e não voltou mais. Uma incoerência total fazer mutirões para recolher lixo e não se preocupar com um problema tão grave desse que oferece riscos à população, principalmente por conta da dengue”.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras, Everton José Panigada, informou que os serviços foram paralisados em função de outras demandas emergenciais, porém, que será retomado na próxima semana. “Ali existe uma mina e o terreno é bastante rochoso. Fizemos a abertura no solo para drenar a água, que será canalizada na galeria mais próxima. Agora teremos que quebrar o asfalto para concluir o serviço, que deve ser retomado na próxima semana”, garante o secretário.

Dengue

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o município de Santo Antônio da Platina registra 141 casos positivos de dengue e 426 notificações.

Deixe um Comentário