Brasil Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje

LEGENDA: Público alvo deve ficar atento ao calendário da vacinação
FOTO: Arquivo /Antônio de Picolli

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe começa nesta quarta-feira (10), em todo país. Até o 18 de abril deverão ser imunizadas as crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Já entre os dias 22 de abril e 31 de maio, a campanha se estende para imunização de idosos, professores, profissionais de saúde, sistema penitenciário, portadores de doenças crônicas e a população indígena.

Em Santo Antônio da Platina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão realizando a vacinação contra gripe, no dia 4 de maio – Dia de Mobilização Nacional. Ou seja, este será um sábado específico, em que as unidades estarão abertas até às 17 horas para atender o público alvo de 13 mil pessoas.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Tatiane Néspoli de Andrade Cabrera, no ano de 2018 foi muito difícil alcançar a meta, que é vacinar 90% dos grupos de risco, ou seja, a população não buscou a vacinação, principalmente crianças e gestantes. Por isso ela ressalta a importância da prevenção. “Peço a atenção dos pais e de todos que estão inclusos no calendário para que busquem se imunizar, afinal, prevenir é melhor do que remediar”, alertou a profissional.

A Saúde alerta que, além da vacinação, são importantes algumas medidas preventivas contra a gripe, tais como, manter uma boa higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel – principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz. É importante também evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas e entre outros). Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas também ajudam na prevenção.

Deixe um Comentário