Cambará

Cambará vai construir 56 novas casas populares

Texto e fotos: Graça Maria.


A prefeitura de Cambará inicia a construção, em área anexa ao conjunto Ignez Panichi Hamzé, a construção de 56 novas moradias populares através de convênio com a COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná.

Os interessados em participar do processo de seleção das novas moradias, devem se cadastrar no endereço eletrônico www.cohapar.pr.gov.br site da COHAPAR, item Cadastro de Famílias.

As famílias serão convocadas conforme hierarquização, feita de acordo com os critérios federais e estaduais, estabelecidos na Portaria do Ministério das Cidades nº 163/2016 e Decreto Estadual nº 6867/2017, e que consideram cadastros atualizados aqueles que tiverem sido atualizados nos dois anos precedente à data limite (data da convocação). A convocação das famílias ocorrerá com cerca de 60% da obra realizada. 

As 56 moradias, são destinadas à famílias que recebem de 1,5 (um salário e meio) salário mínimo à 6 (seis) salários mínimos. Os critérios da Portaria 163/2016 e do Decreto 6867/2017, priorizam famílias que tenham Mulher como chefe do grupo familiar; o número de dependentes menores de idade; pessoas que moram em regiões (zona) de risco e apresentem laudo da Defesa Civil; sejam idosos ou portadores de deficiência.

– Na data limite (data da convocação), será gerada uma tabela com as famílias cadastradas no município, contendo sua pontuação em cada um dos critérios estabelecidos, considerando o valor 1 (um) onde houver enquadramento e 0 (zero) onde não houver.

– A hierarquização será feita de forma decrescente, sendo prioritárias para o atendimento, aquelas famílias que se enquadrarem no maior número de critérios da Portaria 163/2016 e no Decreto Estadual 6867/2017.

Assinatura do convênio

O prefeito Neto Haggi assinou o convênio para a construção das novas casas, no dia 14 de março de 2019, no Palácio Iguaçu, quando o governador Ratinho Junior realizou uma cerimônia de autorização de ordem de serviço, para que 15 municípios paranaenses construíssem através da COHAPAR, novas moradias populares, perfazendo um lote de 872 casas. O governo federal também é parceiro do Projeto, através da Caixa Econômica Federal.

O investimento no município de Cambará é de R$ 5,1 milhões, recursos do Programa Morar Bem Paraná. No total, as 872 casas receberão investimentos de aproximadamente 68 milhões e 800 mil reais vindos do Tesouro Estadual e de financiamentos com o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e do FGTS, em parceria com o Governo Federal e Prefeituras. 

As obras serão executadas em Bituruna, Cambará, Cantagalo, Fernandes Pinheiro, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Piraquara, Rebouças, Sengés, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

Deixe um Comentário