Eventos Santo Antônio da Platina

Bolo de Santo Antônio Casamenteiro completa 21 anos de tradição

O bolo de 46 metros conta com 1.700 santinhos e será dividido em 6.624 pedaços

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale


Há 21 anos, milhares de fiéis comparecem em frente à Paróquia Santo Antônio de Pádua para garantir ao menos uma fatia do tradicional bolo de Santo Antônio Casamenteiro. O Movimento Cursilho de Cristandade (MCC) organizador do bolo optou por dois temas em 2019 “MCC no caminho da satisfação” e “Fraternidade e Políticas Públicas”. O bolo de 46 metros, conta com 1.700 santinhos e será dividido em 6.624 pedaços, que serão comercializados por R$ 3,50 cada entre às 8h30 e 11 horas, após a Santa Missa e benção do padre.

A confecção do bolo contou com 3.960 ovos, 150 quilos de farinha de trigo, 93 litros de calda. Cerca de 70 voluntários participam da ação, que terá renda revertida para as despesas anuais do MCC. Os santinhos são devidamente colocados em partes do bolo de cabeça para baixo para que não fuja, e quem encontrar a medalhinha no pedaço representa um bom sinal. “Neste ano, a produção foi integralmente na paróquia, contratamos um padeiro para fazer as massas, e os voluntários para ajudar na montagem. A massa é feita de pão de ló, e o recheio com calda e cobertura de chantilly. No ano passado faltou bolo, desta vez aumentamos um pouco o tamanho. A tradição é muito forte, e dificilmente a pessoa compra somente um pedaço”, contou a coordenadora do MCC, Mariele Bertolini.  

FESTA JUNINA DA PARÓQUIA – No período da tarde haverá a realização de uma missa às 17 horas na rodoviária, em frente à imagem de Santo Antônio. E na sequência, todos se deslocam até o salão paroquial da Igreja Matriz para a 2ª Festa Junina da Paróquia. O evento será de partilha, onde cada pessoa deve levar um prato de doce ou salgado para compartilhar com os demais participantes. Haverá somente venda de bebidas sem álcool no local.  

Deixe um Comentário