Saúde

Audiência pública vai esclarecer mitos e verdades sobre o novo Coronavírus

De: Marcus VS


Por proposição do deputado estadual Michele Caputo (PSDB), a Assembleia Legislativa promove na próxima quinta-feira (13), em Curitiba,  uma audiência pública para tratar sobre a situação do Novo Coronavírus. O tema tem chamado a atenção da população após o avanço da doença no mundo, inclusive com centenas de mortes na China e casos suspeitos no Brasil.

O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia. Foram convidadas autoridades de saúde do nível municipal, estadual e federal para esclarecer sobre o que está sendo feito para prevenir casos e até uma possível epidemia da doença no Estado.

A programação também contará com a palestra educativa do diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Alcides Augusto Souto de Oliveira. O objetivo é informar, de maneira clara e objetiva, o que já se sabe sobre o novo Coronavírus e como as pessoas podem se proteger desta ameaça.

“É fundamental que todos tenham acesso a informações de qualidade. Nesta era das fake news, é preciso ter muito cuidado com o que recebemos no whatsapp para não gerar um pânico desnecessário”, enfatiza Michele Caputo, que já foi secretário estadual da Saúde.

Embora a cidade de Curitiba tenha notificado dois casos suspeitos em janeiro, ambos foram descartados laboratorialmente. Até o momento nenhum caso de novo Coronavírus foi confirmado no Brasil.

Ainda não existe vacina para prevenir a doença, mas estudos já estão sendo realizados em diversos países para se chegar a uma alternativa de imunização. Por enquanto, a melhor forma de se proteger é adotar aqueles velhos hábitos de higiene e prevenção contra doenças respiratórias.

“Como o contágio de pessoa para pessoa é por gotículas contaminadas, as recomendações são as mesmas da gripe. Lavar frequentemente as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes sempre bem arejados e evitar o contato com pessoas doentes é sempre válido”, explica o deputado.

SERVIÇO: 

AUDIÊNCIA PÚBLICA: NOVO CORONAVÍRUS – O que podemos fazer para nos proteger
Data: 13 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: Das 8h30 às 12h30

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba/PR.

Deixe um Comentário