Eventos

Associado participará de conferência mundial das cooperativas de crédito

Imprensa Sicredi


Pela primeira vez, um associado do Sicredi vai representar a instituição financeira cooperativa num dos principais eventos do setor: o World Credit Union Conference (WCUC), que acontece entre os dias 28 e 31 de julho deste ano, nas Bahamas.

Guilherme Fernandes de Melo, de 23 anos, é coordenador de núcleo e membro do Comitê Jovem da Sicredi Paranapanema PR/SP em Cândido Mota (SP), e terá a oportunidade de apresentar no evento, dentro do programa World Young Credit Union People (WYCUP), o projeto social que coordenou na região.

O WYCUP é destinado a cooperativistas de até 35 anos, que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito. Este ano, o Sicredi participa do programa com 10 projetos inscritos, sendo 03 de associados e 07 de colaboradores, todos eles integrarão a comitiva brasileira, que contará com mais de 200 participantes. 

Prêmio final – Os cases inscritos no WYCUP concorrerão ao prêmio final, que dará direito ao vencedor de participar da próxima edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, prevista para 2020, com todas as despesas pagas.

Além dos 07 colaboradores e 03 associados responsáveis pelos cases que concorrem este ano, participarão os dois colaboradores do Sicredi premiados na edição de 2018: Carlos Antonio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, e Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP.

Ao receber a notícia, durante uma reunião com dirigentes da cooperativa em Cândido Mota/SP, Guilherme celebrou. “Olhei para o passado para lembrar e avaliar tudo aquilo que semeei e entender o porquê a cada dia colho resultados positivos. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade! Estou muito feliz”, celebra Melo.

“Para nós, da agência de Cândido Mota, é muito gratificante ter uma liderança jovem atuando como voluntário na transformação da comunidade, impactando pessoas e defendendo uma causa muito alinhada aos princípios do cooperativismo”, afirma a gerente da agência, Maria Angélica Sordi da Silva.

A formalização do resultado ocorreu durante um café da manhã na agência do município, no dia 19 de março, e contou com a presença de dirigentes da cooperativa.

Além do contemplado e da equipe de colaboradores da agência, estavam presentes o presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP, Cláudio Marcos Orsini; o vice-presidente, Sérgio Luis Justo; os membros do conselho de administração Waldezique Lopes de Oliveira e Paulo Mitu Watanabe; o conselheiro fiscal, Eder Alves de Mello; o gerente de Relacionamento, Haraon Cesar; e a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Leonor Gomes da Silva.

Processo de escolha – Para definir o representante da cooperativa na WCUC foi realizada uma seleção a partir de projetos inscritos por participantes no Summit dos Comitês Jovens, realizado em Curitiba, em 2018.

Com o tema Educação Financeira, o projeto vencedor desenvolvido por Guilherme Melo levou informações sobre orçamento doméstico e planejamento financeiro para um grupo de mulheres que se reúne para a confecção de tapetes e artesanato no salão comunitário da cidade.

Coordenador de núcleo e membro do Comitê Jovem da Sicredi Paranapanema PR/SP em Cândido Mota, o jovem idealizador do projeto tem 23 anos e é recém-formado em Direito.  

“Ele foi determinado e perseverante em seus atos. Não buscou prioritariamente o reconhecimento, mas buscou fazer o bem. Este é o poder do movimento do cooperativismo. As pessoas se ajudam e prestam apoio, visando o bem de todos”, elogia o presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP, Cláudio Marcos Orsini.

WCUC – A Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é um evento promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU – World Council of Credit Unions) e acontece uma vez por ano, normalmente em julho, desde 1995. A Conferência recebe participantes do mundo todo para networking e troca de conhecimento sobre as melhores práticas para cooperativas de crédito.

Deixe um Comentário