Paraná Tecnologia

Aplicativo de estudantes paranaenses controla produção de vacas leiteiras

Projeto de alunos da UTFPR foi selecionado para a 7ª edição do Campus Mobile

De: Rodrigo de Lorenzi – Talk Comunicação


A 7ª edição do Campus Mobile aprovou 64 projetos entre os 217 que foram inscritos. O programa do Instituto NET Claro Embratel, que tem o objetivo de identificar, estimular e contribuir para a formação de jovens talentos universitários com iniciativas no segmento de telefonia móvel, avaliou projetos de grande destaque em todo o País.

No Paraná, os estudantes Jailson Lucas Panizzon, Marlos Augusto Martins Gomes e Pedro Gabriel Kohl Bertella, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foram escolhidos para participar do Campus Mobile com o Sistema Inteligente de Controle de Produção e Alimentação de Vacas Leiteiras, que concorre na categoria Smart Farms.

Funciona assim: por meio do controle de produção feito pelo produtor na hora da ordenha, ele cadastra em um aplicativo a quantidade produzida pelo animal, identifica esse animal a partir da aproximação do cocho e usa o sistema de inteligência artificial assistida para pesar a quantidade de ração e/ou concentrados para determinado animal de acordo com a produção do bicho. O projeto visa diminuir a quantidade de ração que é consumida pelo animal e não possui retorno em forma de produção de leite, diminuindo o custo de produção das propriedades de leiteiras onde os gastos com produção são muito altos, principalmente quando se trata de rações e concentrados.

“Esse ano batemos recorde de inscrições no Campus Mobile e a quantidade de projetos inscritos representa o alcance, impacto e abrangência do programa. Estamos muito felizes com a oportunidade que proporcionaremos aos jovens universitários participantes em diversas regiões do Brasil”, comemora Daniely Gomeiro, vice-presidente do Instituto NET Claro Embratel.

Os classificados do programa já estão participando da terceira fase da 7ª edição do Campus Mobile. Nessa etapa, eles assistem palestras de nomes que são referência do mercado de Tecnologia e Telecomunicações do país, representantes do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo e também com especialistas nas frentes de Educação, Diversidade e Cidades Inteligentes para a capacitação dos projetos selecionados. As palestras também podem ser acessadas gratuitamente por todos que contam com espírito empreendedor e desejam criar um modelo de negócio com ideias inovadoras.

As transmissões são realizadas no canal oficial do Campus Mobile no YouTube (https://www.youtube.com/user/ClaroCampusMobile) sempre às 15h, com duração de 30 minutos para apresentação e 15 minutos para perguntas e comentários dos espectadores.

Nessa edição, os jovens inscreveram soluções que promovem impacto positivo na vida das pessoas nas seguintes categorias: Educação, em que serão analisados produtos ou serviços inovadores para dispositivos móveis que aprimorem a aprendizagem dentro e fora da escola ou o interesse pelos estudos; Diversidade, que avalia projetos que contribuam com o empoderamento, redução da discriminação e promoção de direitos de mulheres e minorias; Smart Cities, que busca soluções que contribuam para a infraestrutura urbana, tornem os grandes centros mais eficientes e melhorem a vida de seus habitantes; Smart Farm, que traz iniciativas direcionadas melhorar a infraestrutura e a vida dos habitantes em regiões rurais.
O Campus Mobile conta ainda com a fase presencial, que acontece no mês de fevereiro, em São Paulo. Os grupos vencedores ganham uma Viagem de Imersão no Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos.

SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL

A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o [email protected], o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma inciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2017 do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/wp-content/uploads/relatorio-social/2017/mobile/index.html#p=52

Deixe um Comentário